Lula confirma presença na posse de Dilma

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva irá a Brasília nesta quinta-feira (1º/1) para a cerimônia de posse do segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff. De acordo com a assessoria de imprensa do Instituto Lula, o principal cabo eleitoral da presidenta participará da solenidade no Palácio do Planalto, mas não está confirmado se ele acompanhará a cerimônia no Congresso Nacional.

Dilma e Lula

Fica a expectativa sobre um possível discurso do ex-presidente Lula sobre os desafios do segundo mandato da presidente Dilma. na semana passada, poor meio de um vídeo, Lula defendeu a "reorganização da base de alianças" do PT com setores 'mais à esquerda da sociedade". Em consequência, "voltaremos a ter grandes chances de continuar governando o País".

"A próxima eleição tem que se dar numa outra lógica política", disse Lula, reafirmando a importância da reforma política. "A reforma política passa a ser imprescindível, a começar pelo financiamento público, quem sabe pelo fim das coligações proporcionais, quem sabe pela lista apresentada por cada partido… Mas não pode continuar do jeito que está", acrescentou.

Leia também
Ilustração mostra as etapas da posse da presidenta Dilma

O ex-presidente também espera contar com apoio de partidos como PCdoB e Psol, que se mobilizam junto com o PT para agendar uma série de protestos em 2015 com o objetivo de conter o avanço de grupos conservadores e de direita nas ruas, também no Congresso e no próprio governo federal. As mobilizações serão organizadas por movimentos sociais e centrais sindicais.

Solenidade

O início da solenidade para a posse da presidente Dilma está previsto para às 14h40, com a chegada da petista a à Catedral Metropolitana de Brasília. Às 15 horas ocorre a cerimônia de compromisso constitucional no Congresso Nacional e, às 16h20, a chefe do Executivo federal subirá a rampa do Palácio do Planalto. Dez minutos depois está previsto o pronunciamento ao público.

Fonte: Brasil 247