Líderes chineses reiteram apoio às autoridades de Hong Kong

O presidente chinês, Xi Jinping, reiterou seu apoio às autoridades de Hong Kong e chamou seu povo a unir-se em interesse da nação e dessa região para preservar sua estabilidade e desenvolvimento econômico, informou-se neste sábado (27).

Leung Chun-ying (esq.) e Xi Jinping

Versões oficiais indicam que esses critérios foram expressados a véspera por Xi ao chefe executivo de Hong Kong, Leung Chun-ying, durante uma reunião em Pequim.

Nesse encontro, o líder da China respaldou o governo de Hong Kong por impulsionar o desenvolvimento de seu sistema político assentado na lei básica desse território e as decisões do parlamento nacional.

Esta é a primeira vez que Leung viaja a Pequim desde o início de protestos nessa região administrativa especial da China em 28 de setembro último contra os acordos da Assembleia Popular Nacional referidos ao processo de eleição do novo chefe executivo em 2017.

Leung chegou na quinta-feira a esta capital para render um relatório de seu trabalho ao governo central.

De acordo com o relatado, o chefe executivo desse território reuniu-se também com o premiê, Li Keqiang, a quem assegurou que seu governo não tema os desafios que tem que enfrentar para preservar a estabilidade em Hong Kong.

Especialistas consultados pelo diário China Daily comentaram que é relevante o respaldo de Pequim às autoridades hongkonesas, as quais enfrentam dificuldades e possíveis novos protestos sobre o processo eleitoral, ainda que não com a magnitude das concluídas faz uns dias.

Fonte: Voz da Rússia