4ª edição da Mimunegra celebra 70 anos de Zezé Motta

Em 27 de junho deste ano, a atriz, cantora e escritora bissexta Zezé Motta completou 70 anos de idade. Foi também em 2014 que Maria José Motta de Oliveira (seu nome de batismo) comemorou 50 anos de carreira como atriz, com presença marcante em teatro, cinema e televisão.

zezé motta - Reprodução

Sua atuação política também merece registro: eterna ativista contra o racismo, Zezé é criadora e presidente de honra do Cidan (Centro de Informação e Documentação do Artista Negro) e teve seu nome indicado coletivamente ao Prêmio Nobel da Paz, em 2005, numa lista da qual constavam mil mulheres de várias nacionalidades.

Por causa de tudo isso, Zezé é a homenageada da quarta edição da Mostra Internacional de Arte da Mulher Negra (Mimunegra), que acontece neste sábado (27) no Teatro Dulcina, no Centro do Rio de Janeiro. "Zezé Motta é uma de nossas profissionais mais impactantes", ressalta a atriz e produtora Iléa Ferraz, idealizadora do evento ao lado da também atriz Jana Guinond.

"Ela sempre foi uma mulher de muita atitude, especialmente em questões raciais", acrescenta Iléa, amiga de longa data da homenageada e sua inspiração para estudar artes cênicas.

A mostra, que busca colocar em evidência a participação da mulher negra nas artes, tem programação extensa. Além da exposição de fotos de Zezé Motta com trabalhos assinados por brasileiros e estrangeiros, o público poderá homenagear a atriz num pequeno tablado instalado no foyer do teatro. Valem esquetes teatrais, números de dança, leitura de poesia ou depoimentos. Na ocasião, também será entregue o Prêmio Divas, dedicado a artistas negras. O show de encerramento será, claro, da própria Zezé, que cantará músicas de Dona Ivone Lara, com participação da cantora inglesa Folakemi. A Mimunegra tem apoio da Fundação Cultural Palmares.

Confira a programação no site.