Chinaglia disputa a presidência da Câmara e defende parlamento forte

Integrante da maior bancada da Câmara, o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) disputará a Presidência da Casa para o biênio 2015/2016, com o apoio de parlamentares do seu partido e do PDT, Pros e PCdoB.

Chinaglia - Reprodução

O petista, que já presidiu a Câmara em 2007/2008 e é o seu atual primeiro vice-presidente, reafirmou seu compromisso com um Parlamento forte e independente. “Não é concebível em uma democracia forte um Parlamento fraco (…) não há Congresso forte sem representação popular. E não há democracia sem um Parlamento altivo, respeitado”, afirmou.

Arlindo Chinaglia vai exercer o sexto mandato na Câmara na próxima legislatura. Ele já foi líder da Bancada do PT e também líder do governo na Casa, mas, em discurso na tribuna na última quinta-feira (18), fez questão de rebater matéria que o apontava como candidato do governo à Presidência da Câmara. “Esse tipo de noticiário é uma tentativa de interferir no resultado da disputa da Presidência da Câmara dos Deputados”.

O deputado acrescentou que os parlamentares que estão na Casa há mais tempo sabem que, quando ele se elegeu em 2007, apesar de ter sido líder do governo, em nenhum momento se utilizou daquela condição. “Se eu não a utilizo, qual é o jornalista, qual é o diretor que tem autoridade de dizer e fazer discurso de conveniência que este ou aquele candidato é do governo ou é da oposição, ou aquele que é carne e peixe ao mesmo tempo?” Para Chinaglia isso é apenas uma avaliação. “Ao invés de noticiar, eles interpretam”.

Arlindo Chinaglia foi enfático: “Qualquer um que venha a sentar naquela cadeira (do presidente) não tem esse direito, nem constitucional nem regimental (de ser governo ou oposição). E, se alguém tentar, o Plenário vai segurar”.

Interesse do Brasil

O petista lembrou ainda que quando esteve à frente do Parlamento atuou de acordo com os interesses do Brasil. “A síntese que eu produzi — e não poderia ter sido outra — foi que, a partir daquilo que nós entendêssemos ser bom para o País, era naquilo que a Câmara deveria se esforçar”, disse.

Chinaglia ainda explicou que a Presidência da Câmara não é um lugar em que se tem o poder de trabalhar com as suas convicções apenas. “É dever do presidente da Câmara criar condições para que este espaço extremamente democrático seja um espaço para todos os representantes do povo brasileiro, que são os eleitos”.

Agenda

A posse dos novos deputados está marcada para o dia 1º de fevereiro de 2015, às 10 horas. Nesse mesmo dia, ocorrerá a eleição da Mesa Diretora da Câmara, às 18 horas.

Candidatos

Até o momento, três deputados já apresentaram formalmente suas candidaturas à Presidência da Câmara dos Deputados para o biênio 2015/2016: Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Júlio Delgado (PSB-MG).

Com informações do PT na Câmara