Os cinco heróis cubanos cantaram a liberdade com Sílvio Rodríguez

Em um ambiente cheio de alegria e irmandade, os cinco heróis cubanos participaram de um show oferecido pelo cantor Sílvio Rodríguez no Estádio Latino-americanao de Havana, em Cuba.

cinco cubanos e Sílvio Rodríguez - Telesur

Um dos antiterroristas, Fernando González, disse estar muito emocionado desde que voltou à liberdade. “Realmente é impressionante a intensidade das emoções que vivemos num momento como este, depois de tantos anos sonhando com o regresso dos companheiros, sobretudo durante os anos que não víamos sequer a possibilidade de ver um concerto de Sílvio Rodríguez. Os cinco juntos em um bairro de Havana, ainda mais sob esta emoção intensa do retorno”, disse em entrevista à Telesur.

González agradeceu o gesto dos povos da América Latina e Caribe que protestaram pela liberdade dos cinco antiterroristas e ressaltou o apoio dos presidentes progressistas da região.

“Esta é uma vitória de todos aqueles que lutaram pela liberdade dos meus companheiros. É uma vitória do povo cubano e todos os amigos pelo mundo. Do povo da América Latina, que nos acompanhou por todos estes anos, que confiaram em Cuba e na Revolução Cubana, que além disso tem tido confiança na palavra do comandante chefe Fidel Castro que falou em 2001 'os cinco voltarão', e aqui estamos!”, afirmou.

González também ressaltou o restabelecimento das relações entre Cuba e Estados Unidos, mas afirmou que a autodeterminação do povo cubano deve ser respeitada.

Durante o show, Sívlio Rodríguez dedicou cada uma das canções aos heróis cubanos que aproveitaram a ocasião para interpretar a música El Necio, do compositor.

Antonio Guerrero disse que durante sua inusta reclusão nos Estados Unidos a única recreação que tinham era caminhar em uma cela pouco maior que as normais. “Saímos cada um independente, mas, como eu dizia ao Sílvio, cantar era realmente nossa recreação, a primeira canção que cantávamos pela manhã era La Era”, revelou.

Gerardo Hernández aproveitou a ocasião para agradecer a toda a América Latina o apoio à causa dos cinco e ratificou sua disposição de seguir contribuindo com Cuba. “Meu único propósito tem sido servir à Revolução”, afirmou, sem titubear, ao terminar o show.

Fonte: Telesur