Mutirões emitem documentos a agricultoras de municípios maranhenses

Quatro municípios maranhenses recebem, até esta segunda-feira (22), mutirões do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR/MDA). Cerca de 800 agricultoras familiares serão beneficiadas com documentação civil e trabalhista em Brejo, Pirapemas, Icatu e Presidente Juscelino.

Mutirão de documentação no Maranhão - MDA

Durante as ações, as mulheres poderão tirar carteiras de Trabalho, de Identidade (RG) e CPF, bem como fazer inscrições no INSS e no Cadastro Único. A expectativa é que sejam emitidos 2,5 mil documentos, aproximadamente.

De acordo com a coordenadora do programa, Karla Hora, a documentação é o primeiro passo para o exercício da cidadania. “Ao ter acesso à documentação, as mulheres podem acessar diferentes programas de apoio às suas atividades e à cidadania, como aposentadoria, auxílio maternidade, e políticas públicas de apoio à atividade produtiva no meio rural.”

O Programa de Documentação da Trabalhadora Rural é uma iniciativa do MDA, que conta com o apoio de órgãos emissores de documentos, das prefeituras municipais e do governo do estado.

Fonte: MDA