Pronatec Turismo qualifica 103 mil profissionais em dois anos

Mais de 103 mil pessoas puderam mudar de vida com o Pronatec Turismo nos últimos dois anos, segundo balanço divulgado nesta semana. O programa de qualificação profissional do Ministério do Turismo em parceira com o Ministério da Educação conta, atualmente, com mais de 180 mil alunos matriculados em todo o país.

Pronatec turismo - Divulgação

As mulheres são as que mais buscam qualificação profissional no ramo do turismo. Elas ocupam 72% das cadeiras nas salas de aula contra 28% de homens. O balanço mostra ainda que 50 mil alunos têm entre 30 e 39 anos e a maioria possuir o nível médio completo.

Dos 54 cursos oferecidos, os mais procurados são: Organizador de Eventos, Recepcionista em Meios de Hospedagem, Recepcionista de Eventos e cursos de Inglês e Espanhol.

Segundo a pasta, o programa está presente em 120 municípios. O número é resultado do esforço do Ministério do Turismo em incentivar a qualificação entre os profissionais ligados ao ramo do turismo, para suprir a carência de mão-de-obra especializada na área.

Para o ministro do Turismo, Vinicius Lages, os resultados dessa mão-de-obra especializada são notados na melhoria da qualidade dos serviços de hotéis, restaurantes e outros segmentos do turismo Brasil afora. “Nós queremos ir mais longe. Esses 100 mil alunos nos motivam a expandir o Pronatec, disse Lages, durante cerimônia de formatura de alunos do Pronatec Turismo, na semana passada, no Rio de Janeiro. Segundo ele, em 2015, o número de municípios deverá dobrar.

De acordo com o ministro, serão mais de 100 cursos ofertados na próxima fase, em quatro eixos: Pronatec Turismo Cidadão, Pronatec Turismo na Empresa, Pronatec Turismo Social e Pronatec Turismo Desenvolvimento Local.

Para Lages, capacitar profissionais é fundamental para manter o turismo brasileiro competitivo e torná-lo importante fonte de renda para um número cada vez maior de famílias. “Os avanços terão reflexo na economia”, disse.

Em 2015, o ministério oferecerá uma nova modalidade: Pronatec Turismo Desenvolvimento Local. As aulas terão o objetivo de qualificar as pessoas que atuam em atividades produtivas ligadas ao turismo. Para isso, o curso chegará a mais 81 municípios, em especial, os localizados próximos a parques nacionais e cidades tombadas como patrimônio pela Unesco e pelo Iphan.

Entre os cursos oferecidos estão artesão de biojoias, artesão de artigos indígenas, destilador de bebidas, tecelão e preparador de doces em conserva, entre outros ofertados.

Copa

Os primeiros cursos do Pronatec Turismo foram criados em 2012 para capacitar profissionais para atuar na Copa do Mundo, realizada em junho deste ano. Até maio, segundo o balanço do ministério, 166 mil pessoas haviam se matriculado e 80 mil se formado nas modalidades oferecidas especialmente para o Pronatec Copa.