Jandira Feghali: As lutas de 2015 já começaram

Depois de comemorar vitórias históricas no Congresso em 2014, a Bancada do PCdoB na Câmara dos Deputados está pronta para os grandes combates que se intensificarão a partir de 2015. Nossos parlamentares lutarão pela concretização dos compromissos assumidos pela presidenta Dilma Rousseff, reeleita em outubro, e serão soldados aguerridos contra a onda conservadora que tenta minar esse projeto político progressista escolhido por 54,5 milhões de brasileiros. 

Por Jandira Feghali*

Líder do PCdoB desmente oposição sobre mudança do superavit - Agência Câmara

Com o objetivo de garantir o aprofundamento das mudanças lideradas pela presidenta, temos enfrentado firmemente pequenos grupos de direita que tentam assombrar o Brasil, tendo como ápice as eleições de 2014. Ao conquistar um pleito pela quarta vez com maioria popular no Brasil, o projeto à Esquerda sepulta mais uma vez a opção neoliberal, sempre festejada pelas forças conservadoras e reacionárias. Agora, a direita esperneia onde e quando pode. Para tentar impedir o inevitável ostracismo dos derrotados, há quem aposte no palanque diário, como o tucano Aécio Neves, ou no ódio, como demonstram alguns de seus seguidores.

A Bancada do PCdoB estará atenta e reagirá a personagens grotescos que disseminam raiva aos quatro cantos, pregando o que há de mais baixo no debate de ideias. Não aceitaremos movimentos virtuais minoritários, típicos de uma linha de pensamento fascista, repleta de crimes como ameaça de morte e incitação ao ódio, muitas das vezes erroneamente justificados como liberdade de expressão. O Brasil não aceitará a intolerância. Muito menos ser representado por uma minoria golpista.

Em outra frente, parlamentares do PCdoB farão todo esforço em favor do governo Dilma para avançar nas grandes reformas estruturais – a política, a da comunicação, a urbana, a agrária e a tributária -, fundamentais para o alcance de uma nova etapa de desenvolvimento no país.

Para criarmos condições mais favoráveis ao governo federal, tivemos papel estratégico na aprovação da mudança da regra do superávit primário (PLN 36/14) este ano no Congresso. A decisão da Bancada foi apoiar a escolha do governo Dilma, que resolveu priorizar medidas de incentivo à economia nacional em vez do arrocho proposto pela oposição. Em 2015, seguiremos lutando pelo crescimento econômico e pela maior geração de emprego e de renda para os brasileiros. Vale lembrar que os governos Lula e Dilma geraram 20,6 milhões de empregos, mais do que o dobro dos antecessores: 8,3 milhões entre 1985 e 2002. O desemprego também atingiu o menor nível histórico.

Outro desafio a ser perseguido será garantir melhorias ainda mais robustas nos serviços públicos, especialmente no atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e na qualidade da educação básica, correspondendo à expectativa dos cidadãos. A ideia é dar novos passos nesse processo. Nos últimos 12 anos, avançamos muito. Um exemplo foi a expansão e a interiorização das universidades públicas, com a criação de mais 173 campi e 18 novas universidades, tendo sido atendidas mais de 237 cidades do interior do país.

Estaremos engajados, portanto, na construção de um Congresso ainda mais ativo e renovado para garantir as conquistas esperadas pelos brasileiros no próximo ano. Lutaremos para que a democracia se aprofunde ainda mais e não admitiremos nenhuma forma de retrocesso. 

*Deputada federal (PCdoB-RJ) e líder do partido na Câmara