Brasil pede o "pronto levantamento do embargo" a Cuba

Em nota divulgada nesta quinta-feira (18), o Itamaraty elogiou a "liderança, coragem política e visão estratégica" dos presidentes Raúl Castro e Barack Obama por restabelecer as relações diplomáticas entre Cuba e Estados Unidos e diz que espera que a medida "seja acompanhada do pronto levantamento do embargo".

bloqueio cuba

"Felicitamos os Presidentes Raúl Castro e Barack Obama pela liderança, coragem política e visão estratégica que demonstraram com essa histórica decisão, que esperamos seja acompanhada do pronto levantamento do embargo", diz a nota. O fim do embargo depende do aval do Congresso norte-americano.

Leia também
Decisão histórica: Cuba e Estados Unidos retomam relações diplomáticas
Os três últimos heróis cubanos presos nos EUA foram libertados

Segundo o Itamaraty, a decisão histórica elimina "um resquício da Guerra Fria" e "contribuirá para a consolidação da paz, da democracia e da prosperidade em nossa região".

"A normalização das relações entre Cuba e os Estados Unidos – medida que está em perfeita sintonia com o chamamento unânime que se vinha fazendo no continente de que a próxima Cúpula das Américas contasse com a participação cubana – contribuirá para a consolidação da paz, da democracia e da prosperidade em nossa região. Também reforçará o compromisso das Américas com o diálogo entre Estados soberanos que veem na cooperação o fundamento de uma ordem internacional mais justa em benefício de todos", salienta.

A nota também saúda o O Brasil saúda Papa Francisco "pela importante contribuição que prestou aos esforços diplomáticos que levaram ao anúncio".

Fonte: Ministério das Relações Exteriores