Prefeito retira busto de Costa e Silva: "Manchou história do país"

Em Taquari, município do Rio Grande do Sul, a conclusão do relatório da Comissão Nacional da Verdade (CNV) motivou a derrubada de um busto do ex-presidente Costa e Silva na última terça-feira (16).

Prefeito derruba busto de Costa e Silva: ‘Manchou história do país’

De acordo com o prefeito Emanuel Hassen de Jesus, a decisão foi tomada junto com outras autoridades locais após a divulgação do documento. “Não tenho dúvidas que ele manchou a história do país. Foi responsável por um dos piores períodos de nossa história”, afirmou à imprensa.

Artur da Costa e Silva nasceu em Taquari e governou o Brasil entre 1967 e 1969, durante o regime militar. O monumento em homenagem a ele estava localizado na praça central da cidade e foi conduzido para o museu que funciona em uma antiga casa onde residia a família do ditador.

A estrutura foi derrubada por uma máquina da prefeitura na véspera dos 45 anos de morte do marechal. De acordo com o relatório apresentado pela CNV, todos os presidentes atuantes no período do regime militar foram responsáveis por violações de direitos humanos. O nome de Costa e Silva aparece na lista, ao lado de outras 376 pessoas acusadas de crimes durante a ditadura.

Fonte: Revista Fórum