Vanessa Grazziotin: Definição sobre guerra fiscal ainda é prioridade

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) destacou a importância da reunião entre líderes partidários e o futuro ministro da Fazenda, Joaquim Levy, nesta quarta-feira (17), no gabinete da Presidência do Senado.

vanessa - Marcos Oliveira/Agência Senado

Vanessa assegurou, no entanto, que apesar do adiamento da votação do Projeto de Lei do Senado (PLS) – Complementar, a matéria não saiu da lista de prioridades do Senado. O PLS permite aos estados e ao Distrito Federal a legalização de incentivos fiscais questionados em ações no Supremo Tribunal Federal (STF).

Na semana passada a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) rejeitou as emendas apresentadas à proposta no Plenário. Dessa forma, a votação do projeto poderia ser concluída. A senadora ponderou que é necessário amadurecer um pouco mais a discussão.

Segundo Vanessa Grazziotin, o objetivo do adiamento acordado é esperar a posse dos governadores e das respectivas equipes econômicas dos estados e do governo federal.

"É óbvio que precisamos trabalhar politicamente a legislação. A proposta é da convalidação desses incentivos. Entretanto, preocupa-nos a todos o fato de que, votando essa matéria, isoladamente, possamos perder a grande oportunidade de trabalhar a grande reforma tributária de que o Brasil precisa, sobretudo quanto à unificação das alíquotas de ICMS", ressaltou.

Fonte: Agência Senado