Aldo Rebelo é homenageado pelo Sindicato dos Engenheiros em SP

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, foi homenageado, nesta quinta-feira (11), pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (Seesp) com o Prêmio Personalidade de Tecnologia 2014, na categoria "Valorização Profissional". O evento foi realizado no teatro do Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo (SP).

Aldo Rebelo é homenageado pelo Sindicato dos Engenheiros em SP - ME

“Eu associo a engenharia do Brasil ao projeto de desenvolvimento do nosso país. O Brasil precisou e precisa da engenharia para sua construção material e espiritual. E a engenharia precisa de um Brasil desenvolvido para confirmar suas potencialidades”, disse o ministro, durante o evento.

Em seu discurso, Aldo exaltou as obras de engenharia realizadas no Brasil, como a usina de Itaipu. Citou nomes de engenheiros como o do negro e filho de escrava Teodoro Sampaio, que, em 1894, foi um dos fundadores do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. E ressaltou que o Brasil voltou a valorizar o "ideal de desenvolvimento", citando como um dos exemplos a construção dos estádios que abrigaram a Copa do Mundo de 2014. "Tive a felicidade de ouvir de um engenheiro da Fifa a revelação pública de que nossos estádios estavam sendo construídos com o que existia de mais avançado na engenharia".

O ministro afirmou ainda que os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 representam um novo desafio para o País. "Vamos precisar submeter a nossa engenharia a mais essa prova, e não tenho dúvidas de que ela mais uma vez será aprovada", disse.

O evento foi realizado pela Seesp em comemoração ao Dia do Engenheiro e aos 80 anos da entidade. O Prêmio Personalidade da Tecnologia 2014 é um reconhecimento àqueles que se destacam pela ousadia e criatividade na execução de seus trabalhos a serviço do desenvolvimento, avanço técnico-científico e bem-estar da população.

A cerimônia também comemorou as cinco décadas de existência da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE). Foi com o presidente dessa federação, Murilo Celso Pinheiro, que o ministro Aldo Rebelo assinou, em março de 2012, durante abertura do seminário “O Mundial e o desenvolvimento”, em Manaus (AM), Termo de Cooperação Técnica visando uma ação conjunta para que os projetos, obras e prestação de serviços de engenharia relacionados ao evento Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 fossem desenvolvidos com transparência, eficiência, sustentabilidade e segurança.

A FNE passou a analisar os projetos, obras e serviços de engenharia relacionados à infraestrutura necessária para a realização do Mundial. Além disso, a federação realizou a projeção de desenvolvimento dos locais que receberam a Copa e promoveu seminários e cursos em conjunto com o Ministério do Esporte.

Também foram homenageados no evento os engenheiros Alberto Issamu Honda (categoria Educação); Demi Getschko (categoria Internet); Roberto Pereira D’Araujo (categoria Energia); Fernando Santos-Reis (categoria Re-uso da água), além do presidente do BNDES, Luciano Coutinho (categoria Reindustrialização).

Fonte: Ministério do Esporte