Bolsistas dominam Prêmio Paralímpicos e são eleitos os melhores do ano

Os melhores atletas paraolímpicos do Brasil em 2014 foram homenageados na noite desta quarta-feira (10) na quarta edição do Prêmio Paralímpicos, realizada no Rio de Janeiro, sede da próxima edição dos Jogos Paraolímpicos em 2016. Os 22 eleitos de todas as modalidades paraolímpicas foram premiados durante a cerimônia, que coroou Leomon da Silva, do goalball, e Terezinha Guilhermina, do atletismo, como os melhores atletas de 2014.

Bolsistas dominam Prêmio Paralímpicos e são eleitos os melhores de 2014 - ME

Leomoan recebeu o troféu das mãos do ministro do Esporte Aldo Rebelo, que destacou a frase lançada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro durante a festa: “Mude o impossível”. "Creio que nada mais corresponde aos feitos dos nossos atletas do que isso que está escrito aqui. Os atletas transformam o impossível em uma palavra sem sentido”, discursou o ministro. Aldo Rebelo ainda citou o Centro Paraolímpico Brasileiro, que está sendo construído em São Paulo em parceria entre o governo federal e o estadual e deve ser entregue no meio de 2015. “O Centro é uma representação do apoio, estímulo, reconhecimento e gratidão aos atletas paraolímpicos”, destacou o ministro, citando a obra que recebeu investimento de R$ 165 milhões do governo federal.

Leomon foi fundamental na inédita conquista do Campeonato Mundial de Goalball, na Finlândia. O brasiliense, que recebe o benefício do programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte na categoria paraolímpica, foi o artilheiro da Seleção Brasileira no torneio. Já Terezinha Guilhermina, uma das beneficiadas pelo Bolsa Pódio, se manteve no topo do ranking mundial nos 100m, 200m e 400m rasos. A cega mais rápida do mundo detém o recorde das três provas e faturou o prêmio de melhor atleta do ano pela terceira vez.

Foram contabilizados mais de 22 mil votos. Leomon superou o nadador Daniel Dias e o jogador de futebol de 5 Ricardinho, enquanto Terezinha concorreu com a mesatenista Bruna Alexandre e com a halterofilista Márcia Menezes.

No total, 23 atletas foram premiados ou concorreram a um prêmio. Destes, 22 são contemplados pelo programa Bolsa Atleta do Ministério do Esporte, sendo 10 na categoria mais alta, o Bolsa Pódio, que visa a preparação da elite esportiva do país para os Jogos do Rio 2016. Outros sete atletas recebem o benefício na categoria paraolímpica, três na internacional e dois na nacional.

O evento também prestou homenagem ao secretário de esporte de alto rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, reconhecido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro como a personalidade do ano por suas ações voltadas para garantir a preparação adequada dos atletas paraolímpicos brasileiros para os Jogos do Rio 2016. A ex-atleta Ádria Santos também foi homenageada com o prêmio Aldo Miccolis por sua trajetória vitoriosa nos Jogos, com medalhas nas edições de Seul 1988, Barcelona 1992, Atlanta 1996, Sydney 2000, Atenas 2004 e Pequim 2008.

Fonte: Ministério do Esporte