Lula no lançamento do 5º Congresso do PT: "Deixem a mulher trabalhar"

Nesta terça-feira (10), em Brasília, aconteceu o lançamento do 5º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), marcado para junho de 2015. O evento contou com a participação de cerca de 600 pessoas que lotaram o auditório da LBV, entre as quais, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Lancamento 5 Congresso do PT Jaques, Falcao e Lula - Ricardo Stuckert/Instituto Lula

No ato, Lula resgatou as conquistas dos 12 anos de governos progressistas e apontou as medidas de combate à corrupção. “A delação premiada é um instrumento criado por nós. A lei foi aperfeiçoada por iniciativa nossa em 2003. O portal da transparência fomos nós que criamos. A Lei do Acesso à Informação fomos nós que aprovamos e implantamos. A Controladoria Geral da República fomos nós que criamos e a ela demos autonomia. O Ministério Público nunca teve tanta autonomia. Nenhum procurador-geral em nossos governos foi chamado de engavetador. A Polícia Federal nunca teve tanto pessoal contratado e tanto equipamento e tantas condições para investigar. A gente reclama das investigações? Não. Nós reclamamos é do esforço para criminalizar o PT, para nos desmoralizar e destruir”, salientou.

Em tom irônico, o ex-presidente lembrou alguns “crimes do PT”: “Ah, o PT cometeu o crime de criar políticas que permitiram o reconhecimento internacional de que a fome neste país acabou. O PT cometeu também o crime imperdoável de ter promovido a maior transferência de renda de todos os tempos através dos aumentos do salário-mínimo. E também cometeu o crime horrível de abrir as portas das universidades para os que nunca sonharam chegar lá”.

“Mas o crime realmente imperdoável foi o fato de a Dilma ter sido reeleita. Nós somos o partido que por mais tempo terá governado este país. Quando a Dilma concluir seu mandato, terão sido 16 anos no governo. Mas preparem-se porque a batalha será dura. O momento vai exigir de nós muita força. Por isso temos que dar logo uma demonstração de força e disposição de luta com uma grande festa na posse dela”, ressaltou Lula puxando o coro “deixem a mulher trabalhar”.

Ainda falando sobre corrupção, Lula destacou: “Eu não sou melhor do que ninguém, mas digo com toda segurança: nenhum deles é mais honesto do que eu. E no PT, quem não tiver compromisso ético, quem não fizer as coisas direito, tem que deixar o partido imediatamente”.

Ampla participação popular

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, destacou que o partido realizará “conferências abertas”, que contará com a participação dos simpatizantes. “Será o chamamento da população não filiada, da juventude, do simpatizante ou do militante afastado”, explicou Falcão. De acordo com ele, será uma oportunidade para se fazer uma análise da ação do PT no governo, ajudando na formulação de propostas e fortalecendo a relação com a base do partido.

De acordo com o governador da Bahia, Jacques Wagner, o ato se tornou relevante por acontecer em um momento no qual o PT é atacado. “Quem participa da trajetória vai carregar no peito uma medalha por ter participado do partido que mais contribuiu para a economia, democracia e para o resgate da cidadania no Brasil”, disse o governador. “Tentam tirar nossa autoestima, tentam nos desmontar por aquilo que temos de mais importante: a revolução silenciosa que fizemos neste país”, acrescentou.

O secretário-geral do PT, Geraldo Magela, informou que o V Congresso discutirá uma atualização de programas para o governo, mas também para a estrutura interna do partido. “Estamos completando 35 anos de lutas e vitórias e, neste momento, é preciso analisar como se encontra o mundo e qual o estágio da construção do nosso sonho de ter uma sociedade socialista e qual a contribuição do nosso partido”, avaliou Magela.

Com informações de agências