Ato pela Reforma Política e da Mídia reúne progressistas no Rio

Nesta segunda-feira, 8 de dezembro, foi realizada no Rio de Janeiro uma importante mobilização popular dos movimentos sociais, sindical, estudantil, e de partidos progressistas, em defesa da Reforma Política democrática, da Democratização dos Meios de Comunicação, e contra o golpismo.

Neste momento pós-eleitoral, de grande tensão política no país, os setores progressistas foram às ruas no centro da capital fluminense para clamar por mais direitos e por mais democracia, e para dialogar com a população sobre a grande importância das reformas estruturais no Brasil, sobretudo, no âmbito da política (que continua refém do poder econômico) e da mídia (que é extremamente anti-democrática e oligopolizada por pouquíssimas famílias da classe dominante).

A concentração do ato aconteceu nos Arcos da Lapa, onde os manifestantes – com muita disposição – se reuniram com bandeiras, faixas e cartazes. Em seguida, a manifestação seguiu em passeata para a histórica praça da Cinelândia, onde o ato teve continuidade.

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) também fortaleceu o movimento, seus dirigentes e militantes estiveram presentes na ação, reforçando a batalha pelas reformas, e corroborando o histórico compromisso dos comunistas com o povo brasileiro e com a luta pelos avanços democráticos da nação.

O presidente municipal do PCdoB-RIO, Waldemar de Souza, esteve presente no ato e destacou que:

“O PCdoB dará todo apoio às mobilizações de rua da esquerda, dos movimentos sociais. São os trabalhadores nas ruas, o povo e os estudantes nas ruas, que vão evitar retrocessos (…) O povo tem que estar mobilizado para barrar qualquer tentativa golpista e para conquistar mais mudanças e mais avanços sociais em nosso país. Temos que ter o povo na rua para a consolidação da democracia, para a aprovação da Reforma Política democrática e da Reforma dos Meios de Comunicação”.

A deputada federal reeleita e líder da bancada comunista na Câmara, Jandira Feghali, também marcou presença na manifestação e salientou:

“Nessa acumulação de forças temos que nos mobilizar para construirmos atos massivos, para conseguirmos duas macro-reformas: a reforma política, sem o financiamento privado, e com uma série de características do projeto de lei que nos permitirá alcançar uma representação mais legítima do ponto de vista da pluralidade da sociedade brasileira; e a reforma no campo da comunicação, porque sem a mídia estar democratizada vamos continuar vivendo esta parcialidade perversa, fascistóide, anti-democrática, mentirosa que temos vivido até aqui. Portanto, é fundamental que ocupemos as ruas”.

A deputada estadual comunista, Enfermeira Rejane, compareceu à manifestação, discursou em defesa do governo Dilma, e salientou a grande importância da Reforma Política e dos Meios de Comunicação, que, segundo a parlamentar do PCdoB, “são as reformas que estão na pauta da sociedade brasileira”.