Começa hoje em Aracaju os Jogos Sul-Americanos Escolares 

Com a abertura, nesta sexta-feira (5), dos 20º Jogos Sul-Americanos Escolar, que prosseguem até a próxima quinta-feira (11), Aracaju, capital de Sergipe, se torna a capital dos jogos escolares do Continente Sul Americano. A cerimônia de abertura, que contará com a presença do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, será realizada no Ginásio de Esporte Constâncio Vieira, às 16 horas, com desfiles das delegações e várias apresentações esportivas e culturais típicas da região sergipana. 

Começa hoje em Aracaju os Jogos Sul-Americanos Escolares - Ministério do Esporte

Os jogos, promovidos pelo Conselho Sul-Americano de Desportes (Consude), do qual o Brasil é integrante, reúne 1.800 estudantes de 12 a 14 anos de 11 países da América do Sul. Eles vão competir nas modalidades de atletismo, natação, tênis de mesa, xadrez, judô, basquetebol, handebol, voleibol e futsal, todas nos naipes masculino e feminino.

Pela segunda vez em três anos, a Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) traz para o Brasil os Jogos Sul-Americanos Escolares e os dirigentes da Confederação e do Estado organizador pretendem que os jogos tenham um grande sucesso.

Segundo Antônio Hora Filho, presidente da CBDE, as dificuldades inerentes ao evento deste porte só são superados porque a CBDE conta com uma valorosa e dedicada diretoria, além do trabalho incansável das Federações Escolares Estaduais, com o suporte e reconhecimento do Ministério dos Esportes e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), assim como, com o apoio dos Governos Estaduais e das Prefeituras onde são realizados os jogos.

“Estou seguro do desempenho dos atletas da delegação brasileira, e um exemplo é a jovem nadadora Sara Marques, que foi campeã sul-americana, em Navidad”, afirmou Hora. O presidente ressaltou que esse grande evento internacional reforça a marcante atuação no fomento ao desporto escolar.

Das cinco regiões brasileiras, o Brasil estará representado nas competições, por uma delegação com 214 pessoas de 18 estados, entre atletas, comissão técnica, médicos, fisioterapeutas e chefia da Delegação.

Da Redação em Brasília
Com informações da CBDE e Ministério do Esporte