Governo do RS promove exposição em homenagem ao povo palestino

A Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos do Estado do Rio Grande do Sul apresentou na última terça-feira (2) a exposição fotográfica “Retratos da Resistência – Um povo que luta para não desaparecer”, que registra o cotidiano dos palestinos da Cisjordânia, Gaza, dos campos de refugiados na Jordânia, no Líbano e a Palestina de 1948.

Exposição sobre o povo palestino - Leandro Taques

O trabalho foi realizado pelos fotógrafos Leandro Taques e Rafael Oliveira, ambos participaram da abertura da exposição na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Na ocasião aconteceu também um ato em solidariedade ao povo palestino.

“O importante para a população gaúcha e para o povo brasileiro é que eles tenham um visual do que se passa na Palestina e com o povo palestino. Estes fotógrafos conseguem imprimir o sentimento desse povo tão sofrido, com mais de 66 anos de ocupação e de que forma essa ocupação atingiu os traços do povo palestino, desde as crianças até os idosos” afirmou o presidente da Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal), Elayyan Aladdin.

O presidente da entidade afirmou ainda que as pessoas poderão enxergar na exposição as dificuldades, os obstáculos e as barreiras que o Estado de Israel, através dessa ocupação, impõe aos palestinos.

Leandro Taques é jornalista, repórter-fotográfico, graduado pela Universidade Tuiuti do Paraná e pós-graduado em fotografia, trabalha como repórter-fotográfico desde 1998. Atuou no Afeganistão, Tibet, Nepal, Angola, África, China, Cuba e Cisjordânia.

Rafael Oliveira é graduado em Engenharia de Produção Mecânica. Atua como fotógrafo desde 2007. Atualmente realiza trabalhos fotográficos documentais. Realizou documentação fotográfica na Amazônia, com as comunidades ribeirinhas do Rio Purus. Participou da exposição coletiva Olhares Descoloridos, durante a Semana da Fotografia de Curitiba. Participou da 2ª Missão de Solidariedade ao Povo Palestino, na Cisjordânia.

Fonte: Sul 21