Luciana Santos defende atuação conjunta contra trabalho infantil 

A deputada Luciana Santos (PCdoB-PE) participou nesta quinta-feira (27) da audiência pública para debater os 20 anos do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) e os desafios na prevenção e erradicação do trabalho infantil, promovida pela Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Câmara dos Deputados. 

Luciana Santos defende atuação conjunta contra trabalho infantil - Agência Câmara

Relatora da CPI do Trabalho Infantil, Luciana Santos afirmou que o trabalho da Comissão Parlamentar de Inquérito está chegando ao fim. E explicou que foram realizadas audiências públicas que permitiram uma avaliação do panorama do trabalho infantil no país; e uma diligência para coibir o trabalho de crianças em Pernambuco, realizada em parceria com a Polícia Rodoviária Federal.

A parlamentar exaltou o papel do Fórum no combate ao trabalho infantil e destacou a importância da atuação dos fóruns estaduais, citando como exemplo as campanhas e atividades desenvolvidas pelo Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Pernambuco (FEPETIPE).

“Nós precisamos fazer o debate de convencimento, porque a incidência do trabalho infantil na agricultura, trabalho doméstico entre outros, que aparentemente não prejudicam a criança, precisam ser combatidos com uma mudança de cultura dentro da sociedade”, comentou.

Participam do FNPETI 26 Fóruns Estaduais de Erradicação do Trabalho Infantil e do Distrito Federal, governo federal, organizações da sociedade civil, dos empregadores, dos trabalhadores, do sistema de Justiça e de agências internacionais (Organização Internacional do Trabalho – OIT e Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef) que integram a Rede Nacional de Combate ao Trabalho Infantil.

Leia também:
OIT reprova propostas que reduzem idade mínima para o trabalho

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep. Luciana Santos