20 anos de Liberdade e Democracia na África do Sul  

No dia 27 de abril de 2014, a África do Sul celebrou o 20º aniversário de sua Liberdade e Democracia. Já se passaram 20 anos desde que o país deixou de lado seu status de pária do mundo e foi em direção a uma nova sociedade e uma nova Ordem Constitucional.

Por Mphakama Mbete* 

20 anos de Liberdade e Democracia na África do Sul

Olhamos para esses 20 anos com orgulho, ao perceber que atingimos o objetivo primário de nossas lutas, alcançando liberdade e democracia baseadas nos direitos humanos e dignidade para todos os cidadãos, independente de raça, gênero, ou crença.

Muitos momentos simbólicos marcam nosso êxodo do passado. O hasteamento de nossa nova bandeira em 1994, um momento de grande orgulho para todos os sul-africanos, simbolizando o início de uma nova era; a adoção da nova Constituição em 1996 vista como uma das mais avançadas do mundo, com uma Carta de Direitos exemplar e que agrega a visão de gerações de lutadores anti-apartheid que batalharam pelos princípios não raciais e dos direitos humanos, e que permanecem firmes em suas crenças de que a África do Sul pertence a todos os seus cidadãos; a união da Nkosi Sekelel' iAfrika e Die Stem em 1997, formando um hino nacional que representasse a sociedade como uma só; e a revelação do novo brasão nacional em 2000, símbolo da essência coletiva e histórica de todos os sul-africanos.

Avanços significativos foram feitos nas vidas de muitos sul-africanos desde a concretização da democracia. Mais de três milhões de moradias foram construídas e a grande maioria das pessoas tem agora acesso à eletricidade, água encanada, e saneamento básico.

A economia atual da África do Sul é quase duas vezes maior do que a de 1993. O crescimento do país, em média, foi de 3,2% de 1994 a 2012 e os índices de emprego subiram 60% entre 1994 e 2013. É nossa intenção garantir que os índices de crescimento da economia para a próxima geração estejam estáveis.

Na frente política, a África do Sul extinguiu seu status de relegada e se tornou membro ativa da comunidade internacional de nações, como visto por sua participação em organizações multilaterais como o G20, a Organização Mundial do Comércio, e a ONU. A iniciativa trilateral IBSA e o Fórum BRICS ilustram a importância cada vez maior de fortes relações entre países.

O Brasil e a África do Sul tem um relacionamento dinâmico que continua a se aprofundar, resultado de interesses comuns em diversos níveis tanto domestica como internacionalmente. A África do Sul continua firmemente comprometida em reforçar suas relações com o Brasil, como um valioso parceiro.

As comemorações do 20º aniversário da Liberdade e Democracia na África do Sul no Brasil começaram com uma sessão pública formal no dia 2 de outubro na Universidade de Brasília, e foram completadas com um evento cultural no dia 3, cobrindo vários aspectos da cultura sul-africana.

A sessão foi comandada pelo Vice-Ministro de Educação Fundamental da África do Sul, Sua Excelência Mohammed Enver Surty. Em seu discurso, Surty notou que ambos os países lutam para criar uma sociedade não racial, atingir igualdade, e comemorar a união por meio da diversidade. Ele também destacou que a educação é prioridade para a África do Sul e que o país está no processo de finalizar um acordo com o Brasil para educação superior.

Os 20 anos de Liberdade e Democracia na África do Sul são testemunha de uma nação que foi bem sucedida na reconciliação do horror de seu passado com a promessa de um futuro em união compartilhado, independente de raça, cultura, ou gênero.

Esse é, certamente, um grande momento para ser sul-africano. Ser parte da história da África do Sul.

É embaixador da África do Sul no Brasil