Associação de juízes apoia fim dos autos de resistência

A Associação de Juízes para a Democracia (AJD) divulgou nota em apoio ao Projeto de Lei 4.471, que põe fim aos autos de resistência. Trata-se de um mecanismo legal para autorizar a atuação policial contra os resistentes à prisão em flagrante ou determinada por ordem judicial. No Brasil, esse expediente tem sido responsável por inúmeras mortes em ação policial.

Fim do extermínio da juventude negra - Reprodução

Para o presidente do conselho executivo da associação, André Bezerra, a brecha na lei, criada durante ditadura militar, é sinônimo de autoritarismo. Segundo ele, os autos de resistência são empecilhos para a investigação dos crimes, praticados, principalmente, contra jovens, negros e moradores pobres da periferia.

“O projeto de lei que elimina os autos tem a importância de acabar com esse cheque em branco utilizado por muitos policiais”, afirma Bezerra.

Leia também
Bancada do PCdoB cobra votação para acabar com auto de resistência
“Modus operandi da PM é regra, não exceção”, diz presidenta do Conjuve
O projeto, de autoria do deputado Paulo Teixeira (PT-SP), altera o Código de Processo Penal e cria regras para a apuração de mortes e lesões corporais decorrentes das ações de agentes do Estado, como policiais.
De acordo com o projeto, não será permitido o emprego da força, a não ser quando for indispensável, no caso de resistência ou de tentativa de fuga. O documento ainda prevê abertura de inquérito para apuração do caso e veta transporte de vítimas em confronto com agentes.

Além disso, o PL 4.471 substitui os termos “autos de resistência” ou “resistência seguida de morte” por “lesão corporal decorrente de intervenção policial” e “morte decorrente de intervenção policial”.

Dados divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública no início de novembro apontam a morte de 2.212 pessoas pela polícia no Brasil, em 2013. Entre 2008 e 2013, foram contabilizadas 11.197 vítimas de confrontos policiais em todo País.

“A grande questão para a aprovação do projeto de lei é a alta taxa de morte por supostos confrontos com policiais. O auto de resistência é um verdadeiro álibi para ações criminosas”, diz Bezerra.

A ouvidoria da Polícia de São Paulo também divulgou informações sobre mortes decorrentes de confrontos policiais, em 2011. De acordo com o relatório, mais de uma pessoa foi morta no estado paulista ao dia por policial militar, entre 2005 e 2009. Ao todo, foram contabilizadas 2.045 vítimas neste período, apenas em São Paulo.

A ouvidoria também comparou os dados com informações divulgadas pela polícia federal americana, o FBI. No mesmo período relatado, 1.915 pessoas foram mortas por todas as forças policiais dos Estados Unidos.

Durante campanha eleitoral, a presidenta Dilma Rousseff também saiu em defesa do fim dos autos de resistência. “Acredito ser fundamental que a gente faça a lei contra os autos de resistência. A lei que tem de acabar com a ficção do auto de resistência”, afirmou a presidenta, durante Ato pelo Dia Nacional de Promoção da Igualdade Racial, em Nova Lima, Minas Gerais, em setembro.

Fonte: Agência PT de Notícias