Oposição recorre ao STF contra projeto sobre meta do superavit

Depois de quinze dias em tramitação no Congresso e após várias tentativas de tumultuar as sessões da Casa, a oposição resolveu apelar para o Supremo Tribunal Federal (STF) contra a presidenta Dilma Rousseff, numa nova tentativa de barrar o projeto do governo de alterar a meta fiscal da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Oposição

Assim como fez o PSDB na terça-feira (25), a oposição entrou com o pedido à Corte de suspensão da tramitação do projeto no Congresso, alegando inconstitucionalidade, e também acusam a Presidência da República de enviar mensagem contendo informações “inválidas" à Comissão Mista de Orçamento. Assinam o documento os líderes do PSDB, Antônio Imbassahy (BA), do DEM, Mendonça Filho (PE) e Ronaldo Caiado (GO); do PPS, Rubens Bueno (PR), e do PSB, Beto Albuquerque (RS).

O projeto em questão autoriza o governo a abater da meta fiscal do orçamento de 2014 todos os gastos realizados com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e as desonerações de tributos concedidas ao longo do ano. Para o governo, o PAC fortalece a infraestrutura do país e as desonerações estimulam a economia. Além disso, não é novidade a alteração do cálculo. Esta pauta já foi aprovada em 2013 sem ainda a enorme fúria de um grupo que se une este ano, logo após a sua derrota nas urnas.

Leia também:
Decisão sobre meta fiscal do governo é adiada para próxima terça
Com gosto amargo da derrota, tucanos vão ao STF contra meta fiscal
Votação do projeto que altera meta do superavit é adiada no Congresso

Da Redação do Vermelho