Secretário destaca o sucesso na organização da Copa em Harvard

A mais prestigiada universidade do mundo abriu suas portas nesta segunda-feira (24) para a experiência brasileira na organização da Copa do Mundo Fifa 2014 e no planejamento dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016. O secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, visitou a Escola de Direito de Harvard, em Cambridge, na região metropolitana de Boston (EUA).

O secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, visitou a Escola de Direito de Harvard, em Cambridge - Ministério do Esporte

Ele participou de uma aula do decano da faculdade, professor Charles Nesson – autor do convite para a palestra –, debateu com estudantes de graduação e participou do painel “Jogos Olímpicos 2016 e Copa do Mundo 2014 – A perspectiva governamental”.

Coordenador do Grupo Executivo da Copa (GeCopa) e do Grupo Executivo das Olimpíadas (GeOlimpíadas), Luis Fernandes mostrou à comunidade acadêmica de Harvard o modelo de governança criado para cuidar dos preparativos e da execução da Copa das Confederações 2013 e da Copa do Mundo 2014. Explicou como foi montada e colocada em prática a Matriz de Responsabilidades – documento que listou as obras e as responsabilidades de cada ente público – e destacou o trabalho integrado que culminou no sucesso do Mundial.

“Um dos grandes legados da Copa foi a governança. Organizamos um grande evento esportivo com a integração de várias esferas políticas, diferentes partidos e eleições no meio do processo, sem que isso atrapalhasse o trabalho”, afirmou o secretário executivo. Ele realçou também a exposição da imagem do Brasil como país com democracia madura e capacidade de organização.

Luis Fernandes apontou uma série de legados, como a melhoria e a duplicação da capacidade dos aeroportos e as diversas obras de mobilidade urbana. Também citou um ganho tecnológico fundamental para a região amazônica: “Ligamos a Amazônia ao resto do país via fibras ópticas. Universidade e centros de pesquisa amazônicos agora estão conectados com a comunidade científica das outras regiões com internet de banda larga”.

O coordenador do curso de gestão esportiva da FGV/Fifa e ex-consultor da ONU para a Copa no Brasil, Pedro Trengrouse, também esteve presente no seminário. Ele atua como professor visitante em Harvard.

Estudantes brasileiros

Antes da palestra, Luis Fernandes conversou com estudantes brasileiros de Harvard, que acabam de obter a aprovação formal, por parte da universidade, da associação criada por eles. Os alunos disseram ao secretário que vão realizar em março de 2015 a Harvard Brazil Conference. O evento vai marcar os 30 anos da redemocratização do país, com dois dias de discussão de assuntos brasileiros.

Luis Fernandes visitou também, na manhã de segunda-feira (24), o Museu de Ciência de Boston. Lá ele conheceu um projeto de educação que conecta ciência e esporte e incentiva alunos dos ensinos fundamental e médio a tornarem-se cientistas nas várias áreas de engenharia.

Fonte: Ministério do Esporte