Deputado critica tentativa da oposição de criminalizar menores 

O deputado Luiz Couto (PT-PB) criticou em discurso no plenário da Câmara a tentativa de parlamentares da oposição, de aprovar proposta de redução da maioridade penal. “Há uma insistência do PSDB, de aprovar a proposta de criminalizar menores de 18 anos via redução da maioridade penal. Fala-se muito na redução da maioridade penal, mas nos países que assim fizeram não houve diminuição da violência”, disse. 

Deputado critica tentativa da oposição de criminalizar menores - Elson Souto

Luiz Couto citou como exemplos a Espanha e a Alemanha, países que recuaram na decisão de reduzir a maioridade penal. “Nos 54 países que reduziram a maioridade penal, não se registrou redução da violência. A Espanha e a Alemanha voltaram atrás da decisão de criminalizar menores de 18 anos. Hoje, 70% dos países estabelecem 18 anos como idade penal mínima”, explicou.

Ainda de acordo com o parlamentar, é preciso enfrentar a violência praticada pelos maiores. “Muitos dos menores que cometem crimes são aliciados e recrutados pelo crime organizado, pelos chefes do crime organizado. Então, precisamos cuidar para que as nossas crianças e adolescentes possam ter educação de qualidade em tempo integral”, frisou o deputado Luiz Couto.

Da Redação em Brasília
Com PT na Câmara