Manaus e Maceió exibem filmes sobre direitos humanos

A partir desta segunda-feira (24), Manaus e Maceió recebem a 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul, que exibe 41 filmes relacionados a temas como ditadura militar, homofobia, racismo e direitos da pessoa com deficiência.

Que Bom te Ver Viva” - Reprodução

A programação é gratuita e segue até o próximo final de semana no Teatro Jofre Soares (Sesc), em Maceió, e no Espaço Cultural Café Teatro, na capital do Amazonas.

Nas duas cidades, o festival será aberto com o longa “Que Bom Te Ver Viva” (1989), de Lúcia Murat – cineasta homenageada nesta edição da Mostra.

Torturada e presa durante a ditadura, Lúcia Murat levou para as telas de cinema os contornos políticos do regime militar no Brasil.

Como parte da homenagem, também serão exibidos nesta edição os longas “Doces Poderes” (1996), “Brava Gente Brasileira” (2000) e “Uma Longa Viagem” (2011), que marcaram sua trajetória como uma das mais importantes diretoras cinematográficas em atividade no País. Confira a programação completa.

Além das produções em homenagem à cineasta carioca, a nona edição do evento é composta pela “Mostra Memória e Verdade” com filmes sobre o Golpe Militar de 1964, que completou 50 anos em 2014 e foi escolhido como tema central desta edição.

Outro destaque é a “Mostra Competitiva”, em que público escolhe os melhores filmes por meio de votação popular, além da “Sessão Inventar com a Diferença”, que exibe filmes-carta produzidos por alunos de escolas públicas do País.

Todas as produções têm closed caption, sistema de transmissão de legendas para o público com deficiência auditiva. Também há sessões voltadas para pessoas com deficiência visual, exibidas com audiodescrição.

A realização é da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) e a Universidade Federal Fluminense (UFF), com o apoio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e Fundação Euclides da Cunha, além do patrocínio da Petrobras e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Desde o dia 3 de novembro, o evento passou por 14 cidades: Belém (PA), Florianópolis (SC), Natal (RN), Porto Velho (RO), Goiânia (GO), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Palmas (TO), Vitória (ES), Teresina (PI), Macapá (AP), Boa Vista (RR), Cuiabá (MT) e Recife (PE).

Até 20 de dezembro, a Mostra percorrerá as demais capitais do País e será expandida para mil pontos culturais distribuídos em outras cidades entre janeiro e março de 2015.

Fonte: Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República