Mostra exibe filmes sobre a luta pela democracia durante a ditadura 

A Comissão de Anistia e o Instituto Cultura em Movimento realizam neste mês, nos Espaços Itaú de Cinema de várias cidades do País, a Mostra de Cinema Marcas da Memória. A exibição de filmes acontece simultaneamente de 24 a 26 de novembro, sempre às 18 horas, com entrada gratuita, em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Brasília (DF), Porto Alegre (RS) e Salvador (BA). 

Mostra exibe filmes sobre a luta pela democracia durante a ditadura

Programação:

24/11 (segunda-feira)
500 – os bebês roubados pela ditadura Argentina: direção de Alexandre Valenti e co-produção de Luciana Boal Marinho e Alberto Graça, fruto de parceria estabelecida no âmbito do projeto Marcas da Memória da Comissão de Anistia. O filme conta a história das Abuelas de Plaza de Mayo na luta contra os arbítrios das ditaduras instaladas na América Latina e a favor da democracia, mostrando, inclusive, os reencontros dos netos com suas avós e familiares.

25/11 (terça-feira)
Militares da Democracia: direção Sílvio Tendler, o documentário resgata, por meio de depoimentos e registros de arquivos, as memórias repudiadas, sufocadas e despercebidas dos combatentes perseguidos, cassados, torturados e mortos, por defenderem a ordem constitucional e uma sociedade livre e democrática.

26/11 (quarta-feira)
Eu me lembro: de Luiz Fernando Lobo, um documentário sobre os cinco anos do projeto Caravanas da Anistia, que reconstrói a luta dos perseguidos por reparação, memória, verdade e justiça, com imagens de arquivo e de entrevistas. Como o título traduz, a luta de todos os que resistiram à ditadura não ficou no passado, pelo contrário, encontra-se ainda latente em todas as gerações e, principalmente, nos sonhos e ações da juventude atual, por meio de atos de desagravo contra torturadores e do regime militar.

Da Redação em Brasília
Com informações do Ministério da Justiça