Assis Melo critica STF por reduzir prazo para reclamar FGTS

Em discurso na Câmara, o deputado Assis Melo (PCdoB-RS) afirma que o Supremo Tribunal Federal (STF) “legisla em favor dos maus empresários."

Deputado Assis Melo

No último dia 13, o STF decidiu diminuir para cinco anos o prazo prescricional para o empregado cobrar na Justiça os valores não depositados no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Antes da decisão, os trabalhadores poderiam cobrar em até 30 anos os valores do FGTS não depositados. Agora, o trabalhador terá dois anos para reclamar direitos trabalhistas não recebidos nos cinco anos anteriores.


Leia também

STF reduz de 30 para 5 anos o período para reclamar depósito do FGTS

Para o deputado Assis Melo, ao reduzir o prazo prescricional para que sejam requeridas as verbas sonegadas do FGTS por empresas e empregadores, o STF impõe um regime de insegurança no ambiente de trabalho.

“Essa decisão contribui para a manutenção de condições análogas a de escravo, pois é de conhecimento de cada advogado e advogada que milita em causas trabalhistas, o clima de imposição e descumprimento de regras mínimas que garantam benefícios para os trabalhadores por parte de uma grande parcela do empresariado nacional", afirma.

A medida começou a valer no último dia 13, mas os processos em andamento continuam com o prazo anterior de 30 anos.

Fonte: Liderança do PCdoB