Luciana Santos vai reunir Brics para fortalecer cultura de paz 

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade o requerimento de autoria da deputada Luciana Santos (PCdoB-PE) para realização do Seminário "Brics – Intercâmbio para fortalecer a cultura de paz". O evento vai contar com representantes dos países que compõem o bloco econômico Brasil, China, Índia, África do Sul e Rússia. A realização do evento está prevista para os dias 10 e 11 de dezembro deste ano.

Luciana Santos vai reunir BRICS para fortalecer cultura de paz

A deputada justifica a realização do evento como atendimento as diretrizes aprovadas na 6ª Cúpula dos Brics, que ocorreu em julho deste ano, em Fortaleza (CE), no Brasil, quando os presidentes das cinco nações inauguraram o segundo ciclo de Cúpulas do Brics.

“A coordenação entre os países que compõem o bloco de integração está assentada em diversas iniciativas multilaterais de cooperação intra-Brics que aos poucos se expande para contemplar novas áreas que não somente a econômica e comercial. Uma destas áreas fundamentais é a da cultura, em especial a cultura da paz”, afirmou a parlamentar.

Segundo Luciana Santos, o ponto 59 da Declaração de Fortaleza, documento aprovado e ratificado por todos os países do Brics em Fortaleza no dia 15 de julho de 2014, diz que “reconhecendo a contribuição e os benefícios do intercâmbio cultural e da cooperação no incremento da nossa amizade e entendimento mútuo, promoveremos ativamente maior conscientização, entendimento e apreço da arte e cultura dos nossos países. Nesse sentido, solicitamos nossas autoridades responsáveis por cultura a explorarem iniciativas de cooperação, inclusive para acelerar as negociações do acordo sobre cooperação cultural.”

A deputada destaca ainda que os países do Brics são importantes economias, com grandes dimensões territoriais e enormes contingentes populacionais, dotados de ampla diversidade étnica e cultural, “o que convida a um debate mais profundo sobre como se promover intercâmbios a fim de difundir uma cultura de paz e de solidariedade entre os povos.”

De Brasília
Márcia Xavier