Projeto brasileiro inclui exibição de nove documentários em Cuba

Desde domingo (23), o projeto brasileiro Marcas da Memória exibe em Havana (Cuba) nove documentários que mostram as impressões da ditadura militar no Brasil. Segundo o coordenador da mostra, o brasileiro Diego Sousa, é necessário contar as histórias registradas nestes documentários. "O cinema pode contribuir ao recordar o que foi a ditadura e por que não deve voltar", apontou.

Ditadura: Projeto brasileiro inclui exibição de nove documentários em Cuba - Reprodução

Entre os títulos que se projetarão até o dia 29 no Multicine Infanta estão Militares da Democracia e Advogados Contra a Ditadura, ambos de Silvio Tender, e Duas Histórias e Nossas Histórias, de Angela Zoé.

Também, a Fita 500: Os Bebês Sequestrados pela Ditadura Argentina, de Alexandre Valenti; O Dia que Durou 21 Anos, de Camilo Tavares; Consertem Bem, da portuguesa María de Medeiros em colaboração com Ana Petta, e Eu Lembrança, de Luiz Fernando Lobo.

O programa de atividades do projeto brasileiro, que chegou a Cuba depois de passar por Estados Unidos e Alemanha, foi inaugurado na sexta-feira (22) com um concerto oferecido por intérpretes brasileiros no Museu Nacional de Belas Artes.

Como parte das propostas, nesta terça-feira (25) se realizará a doação ao Instituto Cubano do Livro de 23 volumes e revistas publicados por Marcas da Memória, iniciativa promovida pelo Ministério de Justiça de Brasil e sua Comissão de Anistia.

Fonte: Prensa Latina