Militância promove vigília em solidariedade a estudantes do México

Ocorreu na noite desta sexta-feira (21), na sede da Embaixada do México em Brasília uma vigília em solidariedade aos familiares, amigos e compatriotas dos 43 normalistas desaparecidos no México desde o último dia 26 de setembro.

Solidariedade com Ayotzinapa em Brasília - Arquivo

Participaram militantes do PCdoB, do PT e do CEBRAPAZ-DF. Parte do chão do pátio dianteiro da embaixada foi coberto com as fotos dos 43 jovens desaparecidos e velas foram acendidas em sua homenagem. O corpo diplomático da embaixada recebeu com atenção e gratidão o gesto de solidariedade dos brasileiros. As imagens da vigília já se somaram nas redes sociais às milhares de imagens de atos similares que vem ocorrendo no México e em todo o mundo com as insígnias #Ayotzinapa, #Faltan43, #EstamosConMexico.

O desaparecimento forçado de 43 jovens normalistas de Ayotzinapa que viajaram de ônibus até Iguala para participar de um protesto e a completa falta de informações sobre seu paradeiro ou sobre seus corpos, caso tenham falecido, desatou uma grande comoção nacional no México. Já ocorreram três jornadas de ação global, sendo a terceira a que Brasília se somou no dia de ontem, e os protestos não param de ocorrer em várias cidades mexicanas e do mundo.

Nas últimas décadas o México tem sido um dos países da América Latina com os mais altos índices de violência e com muitas denúncias sobre a violação aos direitos humanos e a impunidade com grupos para estatais e para militares. Tudo isso sob o comando de um governo das elites mexicanas.

O desaparecimento dos 43 jovens de Ayotzinapa revelou uma sociedade mexicana conflagrada, em estado de tensão e com total desconfiança perante suas instituições.

As velas que arderam ontem em Brasília são portadoras da solidariedade incondicional dos brasileiros com o povo de um país irmão latino-americano que vive hoje um de seus piores pesadelos.

Ana Prestes, especial para o Vermelho