Senado homenageia divulgadores da cultura afro-brasileira 

O Senado fez a entrega da primeira edição da Comenda Senador Abdias Nascimento em sessão especial na manhã desta quinta-feira (20), quando se comemora o Dia da Consciência Negra. Sete personalidades recebem a honraria, criada para agraciar personalidades que se destacaram na proteção e na promoção da cultura afro-brasileira.  

Senado homenageia divulgadores da cultura afro-brasileira

Por indicação do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), foram contemplados os músicos Gilberto Gil e Martinho da Vila. Também receberam a comenda o ministro Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ); a militante do movimento negro Edna Almeida Lourenço, conhecida como Ekdje Edna de Oiyá; o ator Milton Gonçalves; o professor Silvio Humberto dos Passos Cunha,; e, in memoriam, o pescador Francisco José do Nascimento (1839-1914), o “Dragão do Mar”, que ficou famoso por sua luta abolicionista no Ceará.

O senador Inácio Arruda justificou a indicação de Gilberto Gil por ser “um dos compositores, escritores e cantores mais respeitados, não só no Brasil, como no mundo. É por todos conhecido o seu compromisso criativo de levar ao mundo o coração e a alma da música brasileira, assim como o seu imenso talento, tenacidade e convicção cultural.”

Sobre Martinho da Vila, Inácio Arruda lembrou os vários títulos e premiações que o artista recebeu e destacou que o sambista “foi um dos precursores da aproximação, desde os anos 1970, do Brasil com a África, em especial Angola, do poeta e político revolucionário Agostinho Neto. Martinho funcionava como um embaixador informal, quando esse país não tinha representação no Brasil, e, em reconhecimento, recebeu o Título de Cidadão Angolano”.

O ex-senador Abdias Nascimento, que batiza a comenda, destacou-se na luta pela igualdade racial. A Comenda Senador Abdias Nascimento foi instituída em novembro de 2013. A escolha dos agraciados é feita anualmente, por um conselho formado por representantes de todos os partidos com assento no Senado.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Sen. Inácio Arruda