Morte de Thomaz Bastos repercute no meio político 

A líder do PCdoB na Câmara, deputada Jandira Feghali (RJ), manifestou pesar da bancada do seu Partido pela morte do jurista e ex-ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. A presidenta Dilma Roussefff e o ex-presidente Lula também divulgaram nota de pesar pela morte do jurista, político e amigo.  

Morte de Thomaz Bastos repercute no meio político

"Reconhecido criminalista, coerente e dedicado às causas que defendia, colocou sua experiência técnica e habilidade política a serviço do país, tanto nas responsabilidades do Ministério da Justiça como em tantas outras funções junto ao Governo ou às instituições democráticas", disse a deputada Jandira Feghali.

A presidenta da República Dilma Rousseff publicou nota oficial pela morte do ex-ministro, na qual rende homenagens a um grande brasileiro. “O País perdeu um grande homem, o Direito brasileiro perdeu um renomado advogado e eu perdi um grande amigo. Márcio Thomas Bastos era um defensor intransigente do direito de defesa e considerava o exercício da advocacia um pilar da sociedade livre”, diz nota.

A presidenta Dilma lembra que como ministro da Justiça, Thomaz Bastos foi responsável por avanços institucionais, como a reestruturação que ampliou autonomia à Polícia Federal, a aprovação da emenda constitucional da reforma do Poder Judiciário e o Estatuto do Desarmamento.

O ex- presidente Luiz Inácio Lula da Silva também se manifestou sobre a morte em nota divulgada pelo Instituto Lula: "O Brasil perde hoje não apenas um de seus melhores advogados criminalistas, mas um dos homens que mais lutou pela democracia e pelo estado de direito em nosso país.”

Lula também fez referências ao amigo e ex-auxiliar de seu governo: “Em particular, nós (ele e Marisa Letícia) perdemos um amigo. Márcio Thomaz Bastos foi um corajoso defensor da lei e um advogado apaixonado pela ideia de um Brasil melhor. Foi um homem raro e que muito contribuiu para mudar a história do país. Sua atuação como ministro foi fundamental para o combate ao crime e a garantia do cumprimento da Lei."

Leia também:
Morre em São Paulo o ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos

De Brasília
Márcia Xavier