Parlamento russo: Obama merece “Prêmio Nobel de Guerra”

Barack Obama, laureado do Prêmio Nobel de Paz, deveria ser agraciado com o Prêmio Nobel de Guerra, caso este existisse, pela sua política militarista no Oriente Médio, afirma o presidente do Comitê da Duma de Estado para Relações Internacionais Alexei Puchkov.

Alexei Puchkov - RIA Novosti/Natruskin

“Vemos que a retórica antiguerra de Obama camufla a continuação da política militarista dos EUA no Oriente Médio. Portanto, o Laureado do Prêmio Nobel de Paz deveria ser agraciado com o “Prêmio Nobel de Guerra” caso este existisse, disse Puchkov na coletiva de imprensa realizada na Agência Internacional de Notícias Rossiya Segodnya (Rússia Hoje).

O parlamentar apontou que Obama, que formulara durante a sua campanha eleitoral a tarefa de cessação de conflitos, hoje está implicado em várias guerras.

“Em primeiro lugar, foi ele quem começou a guerra na Líbia, a responsabilidade é dele que não pode ser passada a George W. Bush. Em segundo lugar, agora as tropas americanas voltam gradualmente para o Iraque", afirma.

"Os EUA lutam contra o Estado Islâmico do Iraque e Levante que eles próprios ajudaram praticamente a criar apoiando os grupos radicais na Síria", continua.

"Os EUA não saíram ainda do Afeganistão, neste país continuam as operações de combate”, disse Puchkov. O Prêmio Nobel de Paz de 2009 foi conferido a Obama poucas semanas depois da tomada da posse na qualidade de presidente.

Naquela época os EUA realizavam operações militares no Iraque e no Afeganistão e a decisão do Comitê de Prêmios Nobel foi criticada por muitos comentaristas.

Fonte: Voz da Rússia