Chico da Matilde – o Dragão do Mar 

Francisco José do Nascimento, o Chico da Matilde, homem simples, pescador,foi o responsável pela abolição da escravatura no Ceará.  

Por Fátima Teles, para o Portal Vermelho

Chico da Matilde - o Dragão do Mar

Enquanto o Sudeste se desenvolvia a ventos fortes, o Nordeste vivia sob a seca que assolava todo seu povo, entre a miséria , a fome e a morte. Durante a seca de 1877/1879, os latifundiários e donos das fazendas que tinham escravos não puderam mais mantê-los, vendendo-os para o Sudeste do País.

Na ocasião, ele, o Chico da Matilde, tomou de ímpeto a decisão de bloquear o embarque e o desembarque de navios no Porto do Ceará, com a célebre frase: “No Ceará não se embarcam mais escravos”.

Em 1884, quatro anos antes do Brasil abolir a escravatura, através da figura do Dragão do Mar, o Ceará libertou os escravos, sendo conhecida como a Terra da Luz.

Ele, o Chico da Matilde foi perseguido por causa da sua luta contra a escravidão, vindo a perder seu cargo de prático, profissional que atraca os navios no porto e era muito bem remunerado, mas preferiu seguir sua ideologia de liberdade e com isso ficou conhecido como o maior abolicionista do Ceará, sendo referenciados por todos da época.

Nasceu filho de pescador e rendeira, ficou órfão de pai ainda na infância, pois, seu pai foi trabalhar nos seringais da Amazônia e morreu por lá. Sua mãe o criou sozinha e aquele menino, sem estudo, imbuído de espírito crítico, pautava sua vida com princípios libertadores.

A Consciência Negra vive na luta de Dragão do Mar!

Fátima Teles é assistente social e colaboradora do Portal Vermelho