Computador chinês é o mais rápido do mundo pela quarta vez

Segundo a lista publicada no dia 17 pela Top 500, uma organização internacional que avalia computadores, o supercomputador Tianhe-2 pesquisado pela Universidade das Ciências de Defesa da China é qualificado pela quarta vez consecutiva como o mais rápido do mundo.

Tianhe-2

A cada seis meses a organização publica avaliações sobre os supercomputadores do mundo. O supercomputador norte-americano, Titan, desenvolvido pelo Laboratório Nacional Oak Ridge, é considerado o segundo mais rápido, também pela quarta vez consecutiva.

Porém, entre os 500 computadores mais rápidos, os Estados Unidos possuem 231, sendo o país que possui o maior número desse tipo de máquina. O Japão, Reino Unido, Franca e a Alemanha ficaram, respectivamente, atrás de Estados Unidos e China.

Antes da publicação da lista, o Departamento de Energia dos EUA lançou o projeto de pesquisa do supercomputador Coral. Com um investimento de US$ 325 milhões, a previsão é que o Coral seja de três a cinco vezes mais rápido que o Tianhe-2 da China.

Fonte: Rádio Internacional da China