Boechat critica oportunismo de FHC e manifestantes “golpistas”

Ricardo Boechat usou seu programa na Band News FM desta segunda-feira (17) para criticar o que ele chamou de “memória falha de FHC”. Isso porque o ex-presidente Fernando Henrique insiste em afirmar que a corrupção investigada na Petrobras é um fato novo. Boechat também criticou as manifestações da direita que pedem impeachment da presidenta e retorno da ditadura militar e qualificou os manifestantes como “golpistas”. Defendeu, porém, manifestações populares contra ou a favor do governo.

Boechat e Fernando Henrique - Portal Vermelho

Sobre a Operação Lava Jato, realizada pela Polícia Federal para combater a corrupção na Petrobras, o jornalista defende que sempre houve “gente roubando”. Segundo ele isso aconteceu em todos os últimos governos, portanto o ex-presidente Fernando Henrique ignorar os erros da administração dele para atacar a atual gestão é oportunismo.

“O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso veio a público para dizer que sentia vergonha do que estava acontecendo na Petrobras. Eu queria fazer a seguinte observação: Acho que ele [Fernando Henrique Cardoso] está sendo oportunista quando começa a sentir vergonha com a roubalheira ocorrida na gestão alheia”, disse.

Ele criticou ainda a ausência de investigações feitas nas gestões anteriores e fez questão de ressaltar que ganhou um Prêmio Esso em 1989 ao denunciar “roubalheira na Petrobras”.

“A Petrobras sempre foi vítima de quadrilhas que operavam lá dentro formada por gente dos seus quadros ou que foram indicados por políticos e por empresários, fornecedores, empreiteiras. Então essa vergonha do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso é sim uma tentativa de manipulação política partidária da questão policial”, afirmou Boechat.

Sobre as manifestações realizadas no último sábado (15), que pediam impeachment da presidenta Dilma e retorno da ditadura militar, Boechat qualificou como golpista. “Quem está pedindo o impeachment, mesmo que não peça a volta da ditadura militar está trabalhando com o mesmo DNA golpista, o mesmo tipo de idiotice, de imbecilidade, porque a Dilma, queiram ou não, foi eleita legitimamente não pelos nordestinos como parte deles prefere de forma neurótica e preconceituosa propagar, mas pelos mineiros que Aécio Neves governou, cariocas e fluminenses que jamais foram dados a votar em governantes da situação. Então ela foi eleita pela maioria dos votos do Brasil. Pronto, acabou, vira essa página e vamos em frente”.

Defendeu, porém que todo tipo de manifestação, contra ou a favor do governo, é saudável para a democracia, desde que impulsionem mudanças positivas. "Eu acho mais do que saudável que as pessoas se manifestem politicamente. Contra e a favor do Governo. Eu acho muito bom que se manifestem contra principalmente porque governos sob pressão tendem a ser mais claros, objetivos, focados no interesse coletivo, mas acho que pegar essas manifestações para vender a ideia de que está se trabalhando um impeachment, ou se pedindo um impeachment da presidente Dilma é tão ridículo quanto estar nessas manifestações para pedir a volta a ditadura militar”, explicou.

Do Portal Vermelho, com informações do Brasil 247