Maior celeiro de talentos do país, Jogos Escolares chegam ao fim

A grande celebração do esporte estudantil brasileiro em 2014 terminou no sábado (15). Durante dez dias, João Pessoa transformou-se no ponto de encontro de quase 4 mil jovens atletas, um recorde do evento, de todos os estados do país para a disputa da etapa de 15 a 17 anos dos Jogos Escolares da Juventude. 

jogos escolares chega ao fim - Divulgação

A competição organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) reuniu os melhores atletas escolares do país para a disputa de 13 modalidades (atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez). Agora, os jovens talentos do esporte nacional voltam para suas casas levando uma bagagem recheada de experiências inesquecíveis de muito esporte cultura e educação.
.
Para o diretor-geral dos Jogos, Edgar Hubner, o evento em João Pessoa atingiu todos os seus objetivos, contribuindo para a inserção social da juventude através do esporte e ajudando na detecção de talentos para o esporte nacional. “O balanço desta edição dos Jogos Escolares da Juventude é extremamente positivo. O evento já se consolidou como a mais importante competição esportiva estudantil do país. Em João Pessoa, vimos talentos começarem a despontar no cenário esportivo, mas o mais importante é percebermos que estamos dando oportunidade para um número cada vez maior de jovens se inserirem socialmente através do esporte”, disse Edgar, gerente de Juventude e Infraestrutura do COB. “Nosso grande desejo é ver dentro do ambiente escolar a formação de base que já está revelando representantes em nível internacional”, completou.

A proximidade dos Jogos Olímpicos Rio 2016 representa um incentivo a mais para os jovens atletas do país. “Este tipo de evento, além de ser educacional, cultural e social, já tem um caráter de rendimento importante. Os atletas que aqui estiveram criam uma perspectiva de também servir às seleções brasileiras e com isso o desempenho melhora. Várias confederações enviaram observadores para João Pessoa e muitos atletas serão selecionados para treinamentos. Se não houvesse essa competição, talvez eles não teriam outra chance de serem observados e mostrarem o seu melhor desempenho”, salientou o diretor-geral dos Jogos Escolares.

Pensando justamente na confirmação de talentos para os Jogos Olímpicos subsequentes ao Rio 2016, o COB enviou à competição representantes da gerência de Performance Esportiva, que estiveram na capital paraibana para colocar em prática plano de desenvolvimento de futuros talentos do esporte olímpico brasileiro. “Os Jogos Escolares funcionam de forma muito eficaz para a identificação de atletas. Temos todos os estados representados nesta competição, então o campo de observação é muito vasto. Depois de identificados, temos treinamentos de campo, no qual somos capazes de realizar o processo de confirmação. Os atletas podem estar de acordo com o potencial técnico, mas ainda assim precisamos acompanhá-los e monitorá-los. É aí que analisamos a parte técnica, física, psicológica, médica, enfim, tudo aquilo que cerca o atleta”, analisou o gerente de Performance Esportiva do COB, Sebástian Pereira.

Os Jogos Olímpicos da Juventude se consolidam a cada ano como o maior celeiro de atletas do esporte olímpico brasileiro. Dos 97 atletas do Time Brasil que participaram com sucesso dos Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014, em agosto, 54 passaram pela competição nacional. Entre eles estão os medalhistas Hugo Calderano (tênis de mesa), Layana Colman (judô), Matheus Santana, Luiz Altamir, Giovanna Diamante, Natalia de Luccas (natação) e Duda Lisboa (vôlei de praia). A atleta de vôlei de praia, por sinal, disputou os Jogos Escolares de João Pessoa e conquistou a última medalha de ouro das categorias de base que faltava para sua coleção.

Os Jogos Escolares da Juventude revelaram também 17 atletas para o Time Brasil nos Jogos Olímpicos Londres 2012. O evento foi o responsável pelo surgimento de medalhistas olímpicas como as judocas Sarah Menezes e Mayra Aguiar, das finalistas olímpicas Rosângela Santos e Ana Claudia Lemos, do atletismo, e do semifinalista Leonardo de Deus, da natação, entre outros. A tendência é que no Rio 2016, mais atletas revelados nos Jogos Escolares integrem a delegação brasileira.

As Confederações Brasileiras Olímpicas também utilizam a competição como base de monitoramento para detecção de talentos e levá-los aos seus programas. A Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), por exemplo, enviou a João Pessoa o treinador da seleção brasileira feminina adulta, o dinamarquês Morten Soubak. O campeão mundial destacou a importância da competição para a detecção de talentos e selecionou atletas para campings de treinamento da confederação.

A treinadora japonesa contratada pelo COB para atuar na Seleção Brasileira de judô, Yuko Fujii, também aproveitou a competição escolar para conhecer os novos talentos dos tatames. Basquete, lutas associadas e vôlei também estiveram representados por treinadores e gestores das categorias de base acompanhando as competições em João Pessoa.

Referência internacional e uma das cinco principais competições do gênero no mundo, João Pessoa recebeu 35 observadores internacionais de 26 países do mundo, como Bahrein, Butão, Chipre, Macedônia, Costa Rica e Trinidad e Tobago, entre outros, que acompanharam todos os detalhes da organização para tirarem proveito das melhores práticas e iniciativas. Na capital paraibana, a novidade foi a inclusão, pela primeira vez, de observadores indicados pela Organização Desportiva Sul-americana (ODESUR), que se juntaram aos já tradicionais observadores enviados pelo COI, através da Solidariedade Olímpica.

Não foi só em competição que os alunos-atletas tiveram a oportunidade de aprender os atalhos do esporte. Sarah Menezes (ouro em Londres 2012, no judô), Ricardo Santos (ouro em Atenas 2004, no vôlei de praia) e Vanderlei Cordeiro (bronze em Atenas 04, na maratona) estiveram em João Pessoa para transmitir suas experiências aos jovens. Além deles, Josuel Santos (basquete), Murilo Fischer (ciclismo), Franklin Roosevelt (futsal), Angélica Kvieczynski (ginástica rítmica), Deborah Hannan (handebol), Joanna Maranhão (natação), Antoine Jaoude (lutas), Ligia Silva (tênis de mesa), Henrique Coelho (vôlei) também passaram por João Pessoa como embaixadores dos Jogos. O objetivo do programa é contribuir para a formação dos alunos/atletas dentro e fora da competição, através de palestras, atividades culturais, presença no local da competição da respectiva modalidade, entre outras ações.

O campeão olímpico em Atenas 2004 Ricardo Santos participou pela terceira vez como embaixador do evento. Para o atleta, a competição é o início de quem busca uma carreira no esporte. “Para mim é o começo de tudo. Não tive essa chance quando estudava, então valorizo muito esta grande competição do esporte nacional. É um caminho importante para quem futuramente pensa em ser um atleta. É a oportunidade de realmente vivenciar a rotina do atleta, de conhecer esse outro lado da vida. Fico muito feliz e esperançoso por este projeto proporcionar isso”, comentou Ricardo.

O nível da competição em João Pessoa foi elevado. No atletismo foram quebrados nove recordes em seis provas, com destaque para Amanda Scherer, de Santa Catarina, ouro no arremesso do peso e do disco. Na natação, foram quatro recordes batidos. O judô viu a paulista Gabriela Clemente, da categoria meio-leve (-48kg), conquistar o tetracampeonato da competição. Já na ginástica rítmica, quem brilhou foi Andressa Jardim, do Rio Grande do Sul, com três medalhas de ouro, entre elas a do individual geral, e uma de prata.

O processo de candidatura para as sedes da competição em 2015 estão em aberto em virtude da posse dos novos governos estaduais. Os Jogos Escolares da Juventude João Pessoa 2014 envolveram aproximadamente 4.700 pessoas, entre 3.900 atletas, além de técnicos e dirigentes dos 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal e uma delegação da cidade sede. O recorde anterior foi da etapa realizada em Belém (PA), em 2013, com 4.684 participantes, sendo 3.982 atletas. Esta foi a quarta vez que João Pessoa recebeu o evento. A competição de abrangência nacional reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de 4 mil cidades participantes.

Fonte: Ministério do Esporte