PCdoB: Direção reúne-se para fazer balanço eleitoral e traçar planos 

O Comitê Central do Partido Comunista do Brasil reúne-se neste final de semana (14, 15 e 16), em São Paulo. Com uma vasta pauta de discussões e deliberações, os dirigentes comunistas farão o balanço do processo eleitoral de 2014 e traçarão a orientação partidária para o novo período iniciado com a reeleição da presidenta Dilma Rousseff.

Militância Comunista

O PCdoB tem sido, durante os últimos 12 anos, uma das forças protagonistas do novo ciclo político marcado por mudanças democráticas e sociais e de defesa da soberania nacional. Teve participação destacada na última campanha eleitoral e é firme defensor do apoio à presidenta Dilma para fazer avançar as reformas estruturais democráticas.

O novo governo se instalará em meio a uma intensa luta política. Derrotada pela quarta vez consecutiva, a oposição neoliberal e conservadora está empenhada na desestabilização do país e disposta a tudo para impedir que as forças progressistas alcancem êxito no novo governo.

A partir de agora, os partidos progressistas debruçam-se sobre a tarefa de construir a base de sustentação política do segundo mandato da presidenta Dilma, que está buscando formatar o Ministério com base no diálogo e no programa vitorioso nas urnas.

Um dos temas palpitantes a concentrar a atenção dos dirigentes do PCdoB é a retomada do crescimento econômico do país, tendo em vista o desenvolvimento nacional em todas as esferas e a continuidade das políticas sociais.

Para a direção nacional do PCdoB, é necessário persistir no caminho da realização das reformas estruturais democráticas, a fim de cumprir o compromisso de campanha da presidenta Dilma de realizar “um governo novo com ideias novas” e promover “reformas e mudanças”.

Em sua reunião plenária, o Comitê Central do PCdoB analisará também os resultados eleitorais da legenda comunista, que não foram de todo satisfatórios. Na primeira apreciação que fez desses resultados, o Secretariado Nacional considera que a par do sentimento de vitória pela reeleição da presidenta Dilma e a inédita conquista do governo do Maranhão, com a eleição do governador Flávio Dino, os comunistas consideram terem sofrido um revés, com a redução de sua votação e do número de eleitos no pleito proporcional para a Câmara dos Deputados.

Nesse quadro, assume importância na reunião do Comitê Central o debate sobre a aplicação da tática eleitoral, a atuação junto aos movimentos de massas e o fortalecimento político, ideológico e orgânico do Partido.

Do Portal Vermelho