O conflito e as "zebras falsas" de Gaza para crianças

Em 2008, durante a Segunda Intifada – revolta dos palestinos contra a ocupação israelense –, o diretor de um pequeno zoológico na Faixa de Gaza assistiu seus animais morrerem de fome, sede ou gravemente feridos. Mahmoud Barghout mantinha o Happy Land, “para fornecer às crianças um lugar onde pudesses se afastar da dura realidade daquela região”. Impossibilitado de substituir os animais e reconstruir o local, ele resolveu pintar dois burros com listras escuras e transformá-los em zebras. 

O conflito em Gaza e a história das "zebras falsas" viram livro infantil - Karl Schembri/ The Guardian

A solução encontrada por Barghout fez sucesso, pois as crianças puderam ter um contato próximo com as “zebras”, mais do que no próprio zoológico. Essa história inspirou o livro infantil A história de Hurry, um burrinho na Faixa de Gaza, escrito por Emma Williams e ilustrado por Ibrahim Quraishi.

Os desenhos combinam aquarela, esboços a lápis e montagem de fotos (incluindo algumas tiradas por Quraishi em sua visita à Cisjordânia). Combinam com o texto de Emma, que conta como as crianças de Gaza enfrentam o conflito em “uma terra de tempestades”.

De forma lúdica e comovente, o livro retrata a vida das crianças após a chamada Operação Chumbo Fundido (2008-2009), uma invasão que matou 1.391 palestinos e 13 israelenses, além de ter deixado milhares de feridos e desabrigados na região da Faixa de Gaza. Os danos à infraestrutura ainda não foram recuperados completamente e, no zoológico de Barghout, as perdas incluíram uma leoa, dois tigres, dois lobos, uma raposa, camelos, dois avestruzes, aves e macacos.

No final do livro, um texto ilustrado oferece informações sobre a região e ajuda a responder algumas questões levantadas pelo personagem Hurry como: “Por que as crianças não podem ir a lugares sobre os quais leem?” ou “Por que as crianças estão famintas?” ou “Por que as crianças desejam um céu calmo?”.

Informações:
Título: A história de Hurry: Um burrinho na Faixa de Gaza
Autora: Emma Williams
Ilustrador: Ibrahim Quraishi
Tradução: Cristina Antunes
Editora: Autêntica

Por Théa Rodrigues, da redação do Portal Vermelho