Dilma discute temas do G20 com primeiro-ministro turco

A presidenta Dilma Rousseff se reuniu com o primeiro-ministro da Turquia, Ahmet Davugotlu, por quase uma hora, nesta sexta-feira (14), em Brisbane, na Austrália. Eles trataram das relações comerciais e diplomáticas, além de temas relativos à crise econômica internacional.

Presidenta Dilma Rousseff durante encontro bilateral com Primeiro-ministro da Turquia, Ahmet Davutoglu - Roberto Stuckert Filho

Dilma esteve em Ancara em outubro de 2011 e defendeu a articulação entre Brasil e Turquia para reformas nas instituições econômicas e financeiras internacionais, aumentando a participação dos países nas decisões que afetam diretamente os povos.

O foro do G20 representa cerca de 60% da população mundial, 85% do produto interno bruto global e mais de 75% do comércio mundial. Ainda não estão confirmadas reuniões da presidenta Dilma com outros chefes de Estado, mas estão previstos encontros dela com os presidentes Barack Obama (EUA), Xi Jin Ping (China) e Angela Merkel (Alemanha).

Leia também
Dilma diz que não tem pressa para fazer reforma ministerial

No sábado (15), Dilma participa com outros chefes de Estado da reunião dos Brics em Brisbane. A presidenta fala na primeira sessão plenária do G20, ainda no sábado.

Dilma também vai ao Plenário do Parlamento de Queensland para a primeira rodada de conversas reservadas com chefes de Estado e de governo do G20. 

Fonte: Blog do Planalto