PT quer diálogo para escolha de candidato à Presidência da Câmara 

O líder do PT na Câmara, deputado Vicentinho (SP), afirmou em coletiva à imprensa, nesta quinta-feira (13) que, apesar de a bancada do partido estar cada vez mais convencida da necessidade de apresentar um candidato para disputar a Presidência da Câmara, o diálogo vai continuar até o último momento com todas as forças políticas da Casa. Segundo ele, o nome do partido será apresentado no momento oportuno após intensa negociação.  

Em relação à possível candidatura de Eduardo Cunha, líder do PMDB, Vicentinho disse que PT e PMDB têm a obrigação de atuar juntos.

“Não definimos ainda o nome, por respeito aos outros partidos, e pelo bom andamento do diálogo que queremos fazer”, explicou Vicentinho. O líder disse ainda que não há prazo para a apresentação do candidato. “O prazo máximo é o dia 1º de fevereiro do ano que vem [data da eleição], mas queremos resolver bem antes”, disse.

O líder reafirmou que a negociação com os outros partidos está sob a responsabilidade de uma comissão de parlamentares criada com esse fim. O colegiado é formado pelo 1º vice-presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (SP); pelo líder do governo na Câmara, deputado Henrique Fontana (RS); pelo 1º vice-presidente do PT, deputado José Guimarães (CE); pelo secretário-geral do PT, Geraldo Magela (DF); pelo líder da bancada, deputado Vicentinho, e pelo deputado Marco Maia (RS).

Vicentinho afirmou que qualquer parlamentar do partido tem condição de postular a candidatura à Presidência. “A exceção é o deputado Marco Maia, que apresentou hoje uma carta retirando o nome dele de qualquer disputa, mas se mostrando totalmente disposto a ajudar o partido até o último momento”, ressaltou.

Ainda, de acordo com Vicentinho, o governo não vai participar de qualquer negociação para eleger o próximo presidente da Câmara. “O governo não terá participação na discussão interna para a Presidência da Câmara que é um poder independente”, afirmou.

Leia também:
Jandira Feghali: bancada do PCdoB quer alternativa a Eduardo Cunha
Nome do PT para concorrer à Presidência da Câmara pode sair no dia 13

Da Redação em Brasília
Com PT na Câmara