Filósofo marxista Leandro Konder morre no Rio

Segundo a imprensa, Leandro Konder sofria de Mal de Parkinson há muitos anos e veio a falecer em casa nesta quarta-feria (12) aos 78 anos. O velório será no Cemitério Memorial do Carmo a partir das 15 horas desta quinta-feira (13), no Rio de Janeiro. Ele era professor do Departamento de Educação da PUC-RJ e do Departamento de História da UFF. Com vasta produção como conferencista, articulista de jornais, ensaísta e ficcionista.

Atuou como advogado criminalista e, depois, trabalhista, até ser demitido dos sindicatos em que trabalhava, em função do golpe militar de 1964.

Konder foi autor de vários livros de diferentes áreas como filosofia e sociologia, além de ser um estudioso do marxismo no Brasil. Segundo a Boitempo, Leandro nasceu em 1936, em Petrópolis (RJ), filho de Valério Konder, médico sanitarista e líder comunista. Formado em Direito, Leandro exilou-se em 1972, após ser preso e torturado pelo regime militar, e morou na Alemanha e depois na França até seu regresso ao Brasil em 1978.

Após o doutorado em Filosofia em 1987 no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. Leandro foi eleito, em 2002, o Intelectual do Ano pelo Fórum do Rio de Janeiro, da UERJ. Um dos maiores estudiosos do marxismo no país, coordenou, em conjunto com Michael Löwy, a coleção Marxismo e literatura, da Boitempo.

Com agências