Aldo Rebelo participa de lançamento do Fundo Legado da Copa

O impacto social e econômico da Copa do Mundo esteve em foco antes da última reunião do Comitê Organizador do Mundial de 2014. Nesta segunda-feira (10), na sede da Fifa, em Zurique, na Suíça, o secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, o presidente da CBF, José Maria Marin e o presidente eleito da CBF, Marco Polo Del Nero, assinaram um memorando de entendimento para a implementação do "Fundo Legado da Copa do Mundo da Fifa 2014", na presença do ministro do Esporte, Aldo Rebelo.

aldo rebelo na fifa - Divulgação

O fundo terá um montante total de 100 milhões de dólares, que serão investidos na promoção do desenvolvimento em áreas como infraestrutura, futebol feminino e de base, assim como programas sociais e de saúde para comunidades carentes, focando especialmente nos 15 estados que não foram sedes da Copa de 2014. “Hoje é um dia importante para o esporte brasileiro, uma vez que o Fundo Legado confirma os benefícios que a Copa do Mundo trouxe e ainda vai trazer ao Brasil”, afirmou Aldo Rebelo.

“A assinatura confirma o comprometimento da Fifa com o desenvolvimento sustentável do futebol no Brasil. Estamos certos de que o Fundo Legado será uma excelente plataforma para distribuir os benefícios da inesquecível Copa do Mundo de 2014. Tal como na África do Sul e no Brasil, queremos utilizar também as futuras Copas para promover o desenvolvimento sustentável do futebol nos países-sede”, disse Jérôme Valcke.

“Através deste Fundo Legado, a Copa do Mundo de 2014 será um catalisador do desenvolvimento do futebol no Brasil, especialmente no âmbito do futebol para jovens e de base. Temos certeza de que os brasileiros se lembrarão por várias gerações da Copa de 2014 como um torneio que contribuiu fundamentalmente para o nosso futebol”, comentou José María Marin, presidente da CBF.

Apresentado por Valcke e Marin em julho de 2014, o primeiro projeto do Fundo Legado da Copa – quatro campos de futebol (três com grama sintética e um com grama natural), localizados próximo ao Estádio Olímpico do Pará, em Belém – está quase concluído.

Enquanto o financiamento, o monitoramento e o controle serão de responsabilidade da Fifa, as propostas e a implementação dos projetos serão de responsabilidade da CBF, com base em planos enviados para a Fifa e aprovados pela entidade. Todos os fundos oferecidos dentro do projeto serão submetidos a uma auditoria anual central, realizada pela KPMG.

Fonte: Ministério do Esporte