Crescimento sustentável será tema no G20, diz Ministério da Fazenda

A Reunião de Cúpula do G20 terá como tema central o crescimento econômico mundial e tratará, de investimentos em infraestrutura, regulação financeira, tributação, comércio, entre outros. O Ministério da Fazenda detalhou, nesta sexta-feira (7), em Brasília, mais informações sobre o encontro das 20 maiores economias do mundo, que acontecerá nos dias 15 e 16 de novembro em Brisbane, Austrália.

Carlos Cozendey, secretário do Ministério da Fazenda

Segundo o secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Carlos Cozendey, “o objetivo do G20 é discutir medidas na área de oferta para criar mudanças que aumentem o crescimento econômico de forma sustentável e equilibrada, assegurando uma economia mais robusta e resiliente para todos”.

Sobre infraestrutura, há esforço do G20 para desenvolver mecanismos de ajuda aos investidores, como a criação de um banco de projetos, de padrões de comparação e de um ponto para unir investidores privados e projetos de infraestrutura. Para Cozendey, as medidas facilitarão as demandas de ambas as partes. “Há uma necessidade de investimentos em infraestrutura, sobretudo dos países emergentes, e, por outro lado, há investidores que estão buscando investimentos mais lucrativos”, analisa.

O G20 discutirá também medidas de regulação financeira para tornar o setor bancário mais resistente, de acordo com premissas do Basiléia III. Entre as medidas, estão a melhora da capacidade total dos grandes bancos de absorver perdas e a criação de mercados derivativos mais seguros. “Vamos continuar monitorando a economia global e o setor financeiro, em busca de soluções e problemas potenciais”, afirma Cozendey.

Na área de tributação, o G20 quer definir que, a partir de 2017, haverá troca automática de informações tributárias entre os países membros, a fim de evitar fraudes e fugas de capitais. A cúpula estudará também maneiras de cooperações para melhorar a eficiência energética. Cozendey afirmou que o Brasil se mostrará a favor da energia renovável.

O comércio será um dos assuntos tratados na reunião do G20. A cúpula quer renovar o compromisso de não seguir medidas protecionistas. Segundo a Organização Mundial do Comércio (OMC), os membros do G20 adotaram, nos últimos cinco meses, 93 medidas de restrição de ajudas comerciais e de importações e exportações, e 79 medidas para promover o comércio.

Um dos compromissos do G20 é a redução da diferença entre homens e mulheres na participação no mercado de trabalho. A cúpula quer igualar a participação entre os gêneros diminuindo a diferença em 25% até 2025. O Brasil tem 22% a mais participação masculina no mercado, abaixo da média do G20, que é justamente de 25%.

Fonte: Blog do Planalto