Jandira Feghali: bancada do PCdoB quer alternativa a Eduardo Cunha

A líder do PCdoB na Câmara, deputada Jandira Feghali (RJ), declarou que a bancada do seu Partido acompanha com preocupação a movimentação do deputado Eduardo Cunha (PMDB –RJ) como candidato a Presidência da Casa. Segundo ela, a manifestação do senador Aécio Neves (PSDB-MG) de apoio à candidatura de Cunha, “confirma o significado da candidatura de Eduardo Cunha, que é antítese das conquistas contemporâneas da sociedade. Significa retrocesso de direitos. A sociedade não pode aceitar este comando.”

Jandira Feghali

A parlamentar anunciou que a bancada do PCdoB “movimenta-se para construir uma alternativa (a Cunha) que garanta uma pauta avançada e que não transforme a Câmara numa instituição a serviço de interesses privados, nem como instrumento para as oposições colocarem o Governo refém de processos pouco republicanos ou impopulares.”

Ela demonstrou especial preocupação em fazer o Brasil avançar, “e, para tanto, o parlamento brasileiro, com sua autonomia, deve contribuir para uma relação política saudável com o governo e com a sociedade”, explicou, enfatizando que “a sociedade exige o respeito à diversidade humana, à pluralidade ideológica, permeável aos movimentos sociais, que reconheça a contemporaneidade das conquistas da sociedade brasileira e não permita retrocessos. Que caminhe no sentido das reformas estruturantes e democráticas”.

O PT, como a maior bancada na Câmara, estabeleceu com o PMDB, o segundo maior partido, um acordo de revezamento entre as duas legendas no comando da Câmara. Com o final do mandato de Henrique Alves (PMDB-RN), o PT reivindica para si o cargo para o próximo biênio 2015-2016.

Para a deputada Jandira Feghali, “a alternância é saudável, mas não é uma questão formal e sim política. Devemos apoiar o candidato capaz de agregar forças e que leve a instituição para a construção de caminhos respeitáveis, éticos e politicamente avançados”.

De Brasília
Márcia Xavier