Nome do PT para concorrer à Presidência da Câmara pode sair no dia 13

O PT poderá anunciar, na próxima quinta-feira (13), um nome do partido para concorrer à Presidência da Câmara dos Deputados em fevereiro de 2015. A decisão de lançar um candidato próprio foi tomada nesta quinta-feira (6), em reunião da bancada. No dia 13, o partido realiza seminário em Brasília e, no encontro, deve surgir um nome de consenso, segundo o líder da bancada, deputado Vicentinho (SP).

Em relação à possível candidatura de Eduardo Cunha, líder do PMDB, Vicentinho disse que PT e PMDB têm a obrigação de atuar juntos.

Os dois parlamentares mais cotados para representar o partido na disputa são Arlindo Chinaglia (SP) e Marco Maia (RS). Ambos já presidiram a Casa. Vicentinho disse, no entanto, que outros nomes podem surgir. Como reafirmou o líder, será alguém que preze pelo diálogo com todas as legendas. “Nós queremos dialogar com todos os partidos, conversar, sem imposição. Queremos um nome que represente a todos nós do Parlamento”, afirmou.

Sabe-se que o líder do PMDB, deputado Eduardo Cunha (RJ), tem se movimentado para conseguir apoio para se lançar na disputa, mas disse, no entanto, Vicentinho, que não foi informado oficialmente da candidatura de Cunha e lembrou que PT e PMDB – partidos da presidenta Dilma Rousseff e do vice-presidente Michel Temer, respectivamente – têm a obrigação de atuar juntos. “Não queremos um candidato que seja contra o nosso governo, um candidato de oposição. Nós seguramente não vamos apoiar nenhuma candidatura que tenha esse significado”, ponderou.

Fonte: Agência Câmara