PCdoB: Comissão de Organização debate desempenho eleitoral

A Comissão Nacional de Organização (CNO) do PCdoB realizou na última terça-feira (4) , em São Paulo, reunião ampliada para um primeiro exame do desempenho partidário nas eleições de 2014. Participaram da reunião, além dos membros da CNO, os secretários de organização dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Maranhão e Rio Grande do Sul. Segue abaixo texto do debate:

Bandeira PCdoB

Perseverar nas orientações, superar-se na sua realização

Partiu-se de uma Relatoria, organizada pela CNO, com base em planilhas elaboradas com os resultados eleitorais do PCdoB, correlacionando com o desafio proposto no 13º Congresso que definiu o projeto eleitoral para a quarta vitória popular à Presidência da República, juntamente com a ação política de massas como foco de sua atividade para 2014, e ainda como eixo central, apontado no 8º Encontro sobre questões de partido o esforço nas capitais e grandes municípios.

O debate reconheceu o PCdoB como parte destacada da vitória de Dilma Rousseff e ressaltou o papel e o espírito combativo da militância nos momentos mais difíceis da disputa presidencial. Destacou-se ainda a grande vitória do povo do Maranhão com a eleição de Flávio Dino, demarcando um novo ciclo na história do PCdoB com a eleição do primeiro governador de Estado.

Também foram objeto de análise os resultados proporcionais. Registrou-se o revés na disputa à Câmara Federal e ao mesmo tempo o aumento do número de vagas nas Assembleias Estaduais. Esses resultados devem ser objeto de aguçado exame pelas Direções Estaduais no sentido de compor um repertório de políticas para o PCdoB como objetivo de posicioná-lo frente ao novo cenário político e social do País, bem como para a construção partidária.

Todas essas questões serão ainda apreciadas pelo Comitê Central em resolução a ser adotada por ocasião da reunião que acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de novembro próximos.

A reunião concluiu por orientar aos Comitês Estaduais, que realizem um estudo do desempenho eleitoral nas capitais, nas cidades com mais de 100 mil habitantes e naquelas dirigidas por prefeitos comunistas, para uma melhor compreensão do resultado eleitoral em cada Estado e por consequência, nacional.

A alvissareira vitória de Flávio Dino no Maranhão nos coloca diante de grandes desafios políticos e partidário naquele Estado. Diante do novo quadro a reunião indicou ainda para apreciação do Comitê Estadual do Maranhão a realização de uma conferência extraordinária que possa orientar nossa ação e nos reposicionar diante do desafio de governar o 10º maior Estado do País.

Por fim, diante dos resultados apresentados, e do novo cenário político e social do país, a reunião definiu por indicar, para análise do Comitê Central, a realização de uma Conferência ou Encontro Nacional no primeiro trimestre de 2015, que oriente a formulação de novas políticas de construção partidária, no sentido de oferecer respostas adequadas aos novos desafios, em especial, aos que dizem respeito à identidade política e eleitoral próprias.

Clique aqui e leia a íntegra da Relatoria examinada nessa reunião e que será apreciada pelo Comitê Central nos próximos dias 14, 15 e 16 próximos.

Fonte: Portal da Organização