Deputado pede desarquivamento de investigações de crimes em SP 

O deputado Renato Simões (PT-SP) registrou, em plenário, reivindicação do Movimento Mães de Maio, formado por familiares de vítimas da violência no estado de São Paulo. Elas pedem o desarquivamento e a federalização das investigações dos chamados crimes de maio, em 2006, quando pelo menos 493 pessoas foram mortas pela Polícia Militar de São Paulo em uma semana, durante retaliação aos ataques da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). 

Movimento mães de maio - Igor Carvalho/Revista Fórum

“Infelizmente, o governo de São Paulo decidiu não reabrir os inquéritos necessários à elucidação desses crimes. E há um apelo da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República no sentido de que isso seja feito. Com isso, as Mães de Maio querem que o Ministério da Justiça atenda a reivindicação”, explicou Renato Simões.

Ainda de acordo com o parlamentar, é lamentável que o governo de São Paulo não assuma essa responsabilidade. “Pelas chacinas e ações de execução sumárias que marcaram o estado de São Paulo anos atrás, em 2006, quando da intensa repressão policial, motivada inicialmente pelos protestos do PCC nas ruas de São Paulo, que aterrorizaram a população ao longo de semanas no nosso Estado, configurando graves violações dos direitos humanos”, frisou o deputado Renato Simões.

Da Redação em Brasília
Com Informes PT