Lula se reúne com a bancada de senadores e traça estratégias para 2015

A bancada de senadores do PT se reuniu com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quinta-feira (6) em um hotel, na capital paulista, para fazer um balanço político das eleições, avaliar o novo cenário do Congresso Nacional e traçar estratégias para o futuro.

Lula com bancada de seandores do PT - Ricardo Stuckert/Instituto Lula

O líder da bancada do partido, senador Humberto Costa, destacou em entrevista coletiva ao final do encontro que a reunião foi uma solicitação da bancada atual e dos eleitos para o próximo mandato do Senado.

Segundo Costa, a bancada avaliou que o resultado das urnas abre boas perspectivas para o segundo mandato da presidenta Dilma. “Tivemos uma grande vitória quando derrotamos não somente o candidato Aécio Neves, mas também todos os candidatos do primeiro turno que o apoiaram. Derrotamos uma grande articulação de setores da mídia que tentaram influenciar o processo eleitoral. Então, a nossa perspectiva é de um governo bastante legitimado que tem compromisso com mudanças e que, inclusive, apresentou os caminhos para isso”, pontuou o senador pernambucano.

Costa ressaltou que, assim como a presidenta Dilma Rousseff tem reafirmando, a bancada vai atuar para avançar no diálogo. “Nós vamos ampliar o diálogo político. Acreditamos que isso do ponto de vista do parlamento é muito importante”, enfatizou.

Segundo ele, Lula destacou na reunião o encontro que teve com a presidenta Dilma no começo da semana e “demonstrou bastante otimismo e uma expectativa que ela terá um ótimo governo ao longo desses quatro anos”.

Diálogo permanente

Questionado sobre a configuração do Senado a partir de 2015, Costa destacou que do ponto de vista quantitativo a bancada não mudou no Senado, pois continua com um número maior de parlamentares ligados ao governo. “Queremos consolidar o relacionamento dentro dessa bancada de apoio”, disse.

“Do ponto de vista da oposição houve uma maior qualificação da bancada. Sabemos que isso torna o debate mais rico, mais duro, mas também abre a possibilidade de negociação e entendimento em torno de temas e propostas. Temos que aproveitar essas duas coisas. Temos que nos preparar melhor para fazer esse enfrentamento, mas também abrir um diálogo mais permanente”, disse ele referindo-se a nomes como os recém-eleitos José Serra (SP) e Tasso Jereissati (CE), além do candidato derrotado na disputa presidencial, Aécio Neves (MG). A bancada do PSDB diminuiu numericamente no Senado, caindo de 12 para 10 senadores.

Participaram do encontro 12 dos 13 senadores do PT, além dos recém-eleitos Fátima Bezerra (RN) e Paulo Rocha (PA). À noite a presidenta Dilma reúne-se com os senadores, deputados e governadores eleitos do PT, em confraternização no Palácio da Alvorada, em Brasília.

Da redação do Portal Vermelho