Intercâmbio com Azerbaijão fortalece esporte brasileiro

O plano de ação conjunta para o intercâmbio esportivo entre Brasil e Azerbaijão recebeu elogios do presidente da Confederação Brasileira de Lutas Associadas, Pedro Gama Filho. O dirigente afirmou, via e-mail, ao ministro do Esporte, Aldo Rebelo, que a medida irá fortalecer a modalidade no país. O documento foi firmado nesta quarta-feira (5), em Baku, capital azeri.

aldo rebelo no azerbaijão - Ministério do Esporte

Sede dos Jogos Europeus 2015, o Azerbaijão prepara a infraestrutura esportiva para receber o torneio e tem aproveitado a experiência brasileira na organização de megaeventos esportivos. “Estamos construindo uma grande infraestrutura esportiva em todas as regiões do Azerbaijão. São 42 centros olímpicos com ginásio poliesportivo, piscina de 25 metros, campo de futebol. Em Baku, teremos um grande espaço para jogos aquáticos e esportes de areia, futebol e vôlei. A intensificação do intercâmbio com o Brasil garante mais efetividade a esses equipamentos. E podemos ajudar o Brasil nas lutas, onde somos muito fortes”, disse Azad Rachimov, ministro da Juventude e do Esporte do país.

Confira também: Brasil e Azerbaijão acertam parceria para desenvolver infraestrutura
                            
Ministérios do Esporte do Brasil e Azerbaijão assinam parceria

Aldo Rebelo garantiu ao ministro azeri que vai se empenhar para que a troca de experiências avance. “O compromisso com o esporte é muito importante para nós. O esporte tem dimensão ampla e profunda. É parte da formação, da educação dos jovens, que adquirem, no esporte, valores que levarão pela vida toda: renúncia, disciplina, ética… Queremos a ajuda do Azerbaijão e vamos ajudá-los no que estiver ao nosso alcance. Nossos técnicos podem vir para Baku, seus técnicos podem ir ao Brasil. Nossas equipes e atletas podem viajar para estágios, para competições bilaterais”, disse.

O ministro do Esporte do Brasil também se reuniu com o presidente e com o secretário geral da Associação das Federações de Futebol do Azerbaijão, Rovnag Abdullaev e Elkhan Mammadov, respectivamente. O intercâmbio com os clubes brasileiros voltou a ser discutido.

Abdullaev lembrou que dezenas de profissionais do Brasil atuam no país e citou o exemplo do capitão do tricampeonato da Seleção Brasileira em 1970, Carlos Alberto Torres, que já dirigiu a equipe nacional do Azerbaijão. Para ele, a integração ajudará o desenvolvimento do futebol azerbaijano.

O ministro Aldo Rebelo reafirmou que é preciso buscar formas que permitam atuação integrada dos clubes e das entidades que dirigem o futebol não só na formação de atletas, mas, também, na preparação de gestores, árbitros e todos os especialistas envolvidos com uma equipe.

Fonte: Ministério do Esporte