Reitores das Universidades Estaduais e Municipais debatem PNE

A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) realiza nesta quinta (06) e sexta-feira (07), em Fortaleza, o 55º Fórum Nacional de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais. Na pauta do encontro, a atuação das instituições para cumprir o Plano Nacional de Educação (PNE), com metas e prioridades.

Abruem - Divulgação

O 55º Fórum da Abruem reunirá cerca de 180 participantes, sendo 45 reitores de Universidades Estaduais e Municipais, vice-reitores, assessores das universidades filiadas, além de representantes governamentais que possuem relação direta com o ensino superior do país.

Na programação do encontro desta quinta-feira, o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) será um dos debatedores e discutirá as “Perspectivas de ações da Frente Parlamentar em apoio às Instituições de Ensino Superior (IES), da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem)”.

O PNE, aprovado neste ano, incluiu emenda de Inácio que estimula a expansão e a reestruturação das instituições de educação superior estaduais e municipais, cujo ensino seja gratuito, por meio de apoio técnico e financeiro do Governo Federal. O número de universidades estaduais e municipais elegíveis para o recebimento de apoio técnico e financeiro da União é ampliado.

A programação prevê ainda a apresentação de experiências das instituições de ensino superior do Ceará, debates sobre evasão, financiamento de extensão universitária e Sistema Universidade Aberta do Brasil, e ainda a reunião do Conselho Pleno da Abruem.

Mais

Uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) é elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% e a taxa líquida para 33% da população de 18 a 24 anos, assegurando a qualidade de oferta. E é neste tópico que as universidades estaduais e municipais podem contribuir.

As instituições estaduais e municipais são responsáveis por cerca de 45% das matrículas de graduação. Estão presentes em quase todos os estados, somando mais de 700 mil estudantes. Elas são também as principais responsáveis pela interiorização do ensino superior no Brasil, com destaque na formação de professores. São 181 as instituições públicas de ensino superior estadual e municipal (63,7% das instituições públicas de ensino superior).

Participam do encontro representantes da Universidade Estadual do Ceará (UECE), da Universidade Regional do Cariri (URCA) e da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Serviço

55º Fórum da Abruem

Local: Seara Praia Hotel (Av. Beira Mar, 3080 – Fortaleza)

Programação

Carolina Campos, da redação do Vermelho em Fortaleza